segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Lacão quer unir esforços para TDT

O atraso na campanha de divulgação da Televisão Digital Terrestre (TDT), que deveria ter arrancado no Verão de 2010, resulta da desarticulação entre a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) e da Portugal Telecom (PT), afirmou o ministro dos Assuntos Parlamentares.

A campanha, que deverá agora começar em Março, não avançou porque "a PT precisa do aval da Anacom", diz Jorge Lacão.
Desagradado com a situação, o ministro marcou "uma reunião para segunda-feira [hoje] com a Anacom, a PT e as estações de televisão para maximizar esforços", avança.
No encontro, será também abordada a questão do dividendo digital (espaço que sobra após o apagão do sinal analógico, a 26 de Abril de 2012), o qual pode ser aproveitado para garantir o acesso gratuito a mais conteúdos de TV.
A deputada Carla Rodrigues, do PSD, questionou se o dividendo vai ser aproveitado para a RTPN e RTP Memória. O ministro não respondeu, mas gostou da sugestão: "Não temos um programa pré-estabelecido, porque há muito trabalho a fazer com os operadores e os reguladores até Abril de 2012."
A campanha terá três fases: explicação do que é a TDT; informação sobre as suas limitações; e como utilizar os equipamentos. No entanto, o CM sabe que a campanha ainda não foi produzida.
O ministro diz também que está previsto "um programa de apoio a populações mais carenciadas" para a aquisição dos descodificadores. Quem recebe o rendimento mínimo, por exemplo, terá "um apoio de 50 por cento na aquisição do aparelho", concluiu Lacão.

Fonte: Correio da Manhã - 28/02/2011

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

TDT nacional: campanha arranca em Março

Tal como a TeleSatélite adiantou recentemente, está iminente a campanha de sensibilização sobre o tema da Televisão Digital Terrestre: o ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, anunciou ontem no parlamento que esta acção de divulgação junto do público português deverá arrancar já no próximo mês de Março, não adiantando todavia qualquer data porque, referiu, trata-se de uma decisão que envolve várias partes, entre as quais a ANACOM. Recorde-se que o fim das emissões analógicas para a conjunto do território nacional está agendado para 26 de Abril de 2012, sendo que ainda este ano três “zonas-piloto” deverão passar a receber emissões por via terrestre exclusivamente em modo digital: Alenquer (no próximo dia 12 de Maio), Cacem (16 de Junho) e Nazaré (13 de Outubro de 2011).

Fonte: Tele Satélite