sexta-feira, 9 de novembro de 2012

INFORMAÇÃO do MUNICÍPIO DE ALMODÔVAR: Televisão Digital Terrestre – TDT

Emissor TDT de Almodôvar - Foto: José Moreira - TDT no Alentejo
 
 
Tendo em atenção as dificuldades que têm vindo a ser manifestadas pela população do nosso concelho no que concerne à receção do sinal TDT, e na sequência de diversas ações efetuadas pela Câmara Municipal Almodôvar junto da Portugal Telecom – PT, para procurar resolver o problema, é importante informar o seguinte:

O Concelho de Almodôvar encontra-se coberto a 100% pela TDT – Televisão Digital Terrestre. A captação do sinal é feita por via terrestre (TDT) e por via satélite (DTH), assegurando, qualquer um dos sistemas, boas condições de receção, desde que os equipamentos estejam corretamente instalados e sejam adequados à captação do sinal.

Captar o sinal por via terrestre (TDT)

Se está numa zona de cobertura TDT e não tem um televisor preparado para a tecnologia TDT, que permita a receção direta do sinal, necessita de adquirir um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264. Este equipamento pode ser adquirido nos pontos de venda habituais de equipamentos eletrónicos.

Captar o sinal por via satélite (DTH)

Se está numa zona de cobertura DTH necessita de adquirir um Kit TDT Complementar para aceder ao serviço de televisão digital. O Kit TDT Complementar é comercializado pela Portugal Telecom, estando disponível nos locais autorizados para venda de Kit’s TDT Complementar.

Está a captar sinal TDT numa zona DTH?
Verificam-se atualmente situações em que, em zonas de cobertura via satélite (DTH) é possível sintonizar o sinal TDT. No entanto, esta cobertura não tem qualidade garantida, sendo normais e até esperadas falhas na cobertura do sinal. Se vive numa zona de cobertura DTH, a única forma de garantir boas condições na obtenção do sinal é através de um Kit TDT Complementar.

São cobertas pelo sinal terreste (TDT), a Vila de Almodôvar e as localidades do Monte da Vinha e da Telhada. São cobertas pelo sinal satélite (DTH) todas as restantes localidades do Concelho.

Os residentes na Vila de Almodôvar e no Monte da Vinha, cobertos por via terreste, devem orientar as antenas para o emissor instalado na torre da PT, junto ao depósito da água, na Rua da Quinta (centro da Vila). Os residentes na localidade de Telhada devem orientar as antenas para o emissor de Beja, para evitar episódios de falhas pontuais de sinal.

A orientação correta das antenas é determinante para evitar interrupções na receção do sinal TV. Nas restantes zonas do Concelho de Almodôvar, a captação do sinal TV é feita por via satélite, através dos “kits/satélite” (vulgo “prato”).
Atentas estas condições técnicas, os cidadãos de Almodôvar têm acesso, em perfeitas condições, aos canais nacionais em sinal aberto.

Esclareça todas as suas dúvidas relativas à Televisão Digital Terrestre pelo número 800 200 838, no site oficial da TDT: tdt.telecom.pt ou na câmara Municipal, através do mail: geral@cm-almodovar.pt.

Fonte: Sítio oficial do Município de Almodôvar: www.cm-almodovar.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário