quarta-feira, 28 de março de 2012

Compra de descodificadores "mais cedo" não pode penalizar consumidores, avisa DECO



A DECO lamentou hoje que só agora a Anacom tenha "mudado as regras" da comparticipação para a compra dos descodificadores de receção por via satélite (DTV) e considera que quem "investiu mais cedo" não pode ficar de fora.
"As condições de acesso à TDT por satélite discriminam os portugueses nas zonas sem cobertura terrestre, tendo em conta as diferenças de custos", alerta a DECO, alegando que "a menos de um mês do apagão da televisão analógica em todo o país, a Anacom mude as regras para quem precisa de comprar o 'kit' de satélite", refere a Associação de Defesa do Consumidor num comunicado.
"O valor do apoio na compra do kit de satélite aumentou: dos 77 euros do preço de cada kit, o consumidor paga 30 euros, e não 40 ou 55 euros, como antes. Para o segundo equipamento, pode agora beneficiar do mesmo apoio e já não paga 96 euros", destaca a DECO, considerando que "esta alteração satisfaz uma proposta antiga da DECO, mas é necessário que o custo da instalação (estipulado) inclua a do segundo 'kit'".
A Anacom - Autoridade Nacional das Comunicações, no âmbito de um ajustamento do programa de subsidiação e comparticipação na TDT, informou recentemente que o preço médio dos descodificadores para receção por via satélite (DTH) desceu para 30 euros, sendo o mesmo valor aplicado a um segundo descodificador.
Além disso, segundo o administrador da Anacom - Autoridade Nacional das Comunicações Eduardo Cardadeiro, será também feito um ajustamento ao procedimento do programa de comparticipação.
No entanto, a DECO diz que os "novos apoios chegam tarde" e que quem "investiu mais cedo" na migração para a TDT - Televisão Digital Terrestre "não pode ficar de fora".
Na sexta-feira, a Anacom informou que um consumidor para comprar anteriormente um 'kit' tinha de pagar 77 euros, sendo posteriormente ressarcido do montante fixado para a comparticipação.
Contudo, agora passa a existir uma opção "em que o cidadão identificado não leva consigo o equipamento, mas depois de devidamente identificado, pode levantá-lo".
A Anacom refere ainda que estas medidas visam impedir a fraude.

IN: Jornal I edição online

terça-feira, 27 de março de 2012

TDT espanhola com menos canais?

O governo espanhol pretende reduzir o número de multiplexers actualmente ao serviço dos operadores de TDT nacional, dividindo assim para metade o número de canais disponíveis. A título de exemplo, os operadores que dispõem actualmente de dois multiplexers (RTVE, T5, A3) passariam então a dispor de apenas um, obrigando-os assim a desfazer-se de parte dos novos canais, não sobrando tão-pouco espaço para a Alta Definição, que ocupa dois canais completes de um mutiplexer.

IN: Tele Satélite

Anacom aumenta valor dos subsídios para a TDT e faz contagem decrescente nos ecrãs

A Anacom acaba de criar um subsídio de instalação da TDT no valor de 61 euros para idosos em situação de isolamento e identificados pela Segurança Social, e voltou a aumentar a comparticipação dos equipamentos que permitem a migração para o sinal digital.

Este subsídio de instalação no valor de 61 euros cobre o custo médio tanto para o satélite como para o sinal terrestre, mas só pode ser reclamado por pessoas com mais de 65 anos e já identificados pelo Instituto da Segurança Social como estando em situação de isolamento - seja em termos físicos, por morarem em locais isolados, seja por razões sociais, por não terem mais família. O Instituto da Segurança Social estima que haja cerca de 50 mil famílias que deverão necessitar do apoio.


                            Identificador de alerta para o fim das emissões analógicas na RTP2


Para além deste novo subsídio, o regulador anunciou hoje que decidiu rever o valor de referência que os clientes devem pagar pelos descodificadores e pelo kit DTH, que passa a ser de 30 euros - até aqui era de 40 euros. Este é também o valor que a Anacom decidiu estender ao segundo kit DTH. Tendo em conta que os inquéritos mostraram que nos lares que só têm TV analógica a média de televisores se situa nos 1,7 a 1,8, a Anacom entende que assim fica incluída a larga maioria dos agregados que precisam de se adaptar para receber a TDT.

Este novo valor do subsídio só é retractivo para os pedidos de subsidiação que estão a ser analisados actualmente, mas não será possível aos agregados que já receberam o reembolso pedir um aditamento, especificou Eduardo Cardadeiro, o responsável da Anacom para o processo da TDT.

Também foi alargado o prazo para a apresentação dos pedidos de subsidiação de 30 de Junho para 31 de Agosto. E foi facilitada a compra de equipamento para os agregados que têm direito às ajudas por beneficiarem do Rendimento Social de Inserção, por serem reformados ou pensionistas com rendimento inferior a 500 euros. Essas pessoas pré-identificam-se numa loja da PT com toda a documentação para provar os baixos rendimentos, encomendam o equipamento e quando o forem comprar já só pagam o valor líquido, depois de abatido o devido subsídio.

Quanto tempo falta?
A um mês do apagão geral, marcado para dia 26 de Abril, a Anacom decidiu também, em conjunto com os três operadores de televisão em sinal aberto, fazer uma espécie de contagem decrescente com um símbolo colorido na emissão analógica para identificar os televisores que não estão preparados para a televisão digital.

Nos televisores que ainda têm sinal analógico e que precisam de se adaptar até dia 26 de Abril aparece um símbolo de um televisor no canto superior esquerdo, junto ao símbolo da RTP, que vai mudando de cor à medida que o dia do apagão se aproxima. Também indica quantas semanas faltam para o apagão. Se agora o símbolo ainda é verde, na próxima semana deve passar a amarelo e depois a vermelho.

Na SIC e na TVI não haverá símbolo, apenas a palavra "analógico" junto ao símbolo do canal.

A Anacom acredita que esta contagem decrescente no ecrã do televisor é mais eficiente para as pessoas fazerem a adaptação ao novo sistema de emissão do que a publicidade e as sessões de esclarecimento que possa fazer, diz o presidente, Amado da Silva.

Texto e Foto: Jornal Público

Imagens correctas do emissor de TDT de Marvão

O TDT no Alentejo publicou por equívoco imagens de Marvão com o suposto emissor TDT da Vila. Ora, essas imagens que publicámos são de uma antena WiFi que serva a vila e não do emissor TDT da localidade conforme nos foi alertado por um leitor atento do TDT no Alentejo. O mesmo leitor fez-nos o favor de nos fazer chegar as imagens correctas do emissor TDT de Marvão, no distrito de Portalegre, instalado num antigo posto de transformação da EDP. Ainda que não se tenha identificado, como tal não podemos referenciar o seu nome, estamos gratos pela correcção e pelas imagens fornecidas! Bem haja ao nosso leitor de Marvão e o nosso muito obrigado! Pedimos desculpa aos nossos leitores pelo equívoco e repomos aqui a veracidade dos factos.



Imagens do emissor TDT de Marvão fornecidas gentilmente por um leitor

segunda-feira, 26 de março de 2012

Descodificadores para receção por satélite desce para 30 euros

O preço dos descodificadores para receção por via satélite (DTH) desce para 30 euros, exatamente a um mês do desligamento do sinal analógico em todo o país, anunciou, esta segunda-feira, a Anacom.



No âmbito de um ajustamento do programa de subsidiação e comparticipação na TDT, a Anacom - Autoridade Nacional das Comunicações anunciou, esta segunda-feira, que o preço médio do descodificador para satélite desce para os 30 euros, sendo o mesmo valor aplicado a um segundo descodificador.
Além disso, segundo o administrador da Anacom - Autoridade Nacional das Comunicações Eduardo Cardadeiro, será também feito um ajustamento ao procedimento do programa de comparticipação.
Anteriormente, para a compra de um 'kit' DTH o consumidor tinha de pagar 77 euros, sendo posteriormente ressarcido do montante fixado para a comparticipação.
Agora passa a existir uma opção "em que o cidadão identificado não leva consigo o equipamento, mas depois de devidamente identificado, pode levantá-lo". Estas medidas visam evitar a fraude.

Eduardo Cardadeiro anunciou também a extensão por dois meses do prazo para a apresentação do pedido de subsídio, que anteriormente terminava a 30 de junho, e que agora a data é de final de agosto.
O financiamento destas subsidiações é assegurada pela PT.
Eduardo Cardadeiro também adiantou que ficou acordado com as televisões generalistas a inclusão de um símbolo que permite às pessoas verem se as emissões que recebem de televisão são digitais ou analógicas.

IN: Jornal de Notícias

Crise e obrigatoriedade em mudar para a TDT desligam o sinal dos operadores de tv pagos


A um mês do desligamento final do sinal analógico, Portugal está a mudar…

Com o slogan “se não mudar para a TDT fica sem sinal”, os habitantes de
localidades (até 70 km da fronteira) estão a desligar o sinal codificados
dos operadores de tv portugueses de cabo e satélite. Essa alteração é
notória, de repente foram retiradas as parabólicas que transportam o sinal
codificado e foram colocadas antenas TDT que permitem receber os 4 canais
nacionais e mais de 30 canais espanhóis.
Já que existe a obrigatoriedade de retificar a instalação de sinal
terrestre, os habitantes investem em mais uma antena e o único
descodificador Mpeg-2/4 efetua a leitura das duas normas de difusão, a
portuguesa e a espanhola. A título de curiosidade, numa dessas localidades,
é visível a colocação de duas antenas que permitem a receção dos 2 sinais
digitais. Também é visível, a antena que permite receber o sinal espanhol
não necessita de altitude, porque o sinal é bastante elevado.

Em tempos de crise, a poupança em desligar os operadores de tv paga, é no
mínimo de 160 euros ao ano…

Texto e foto: José Moreira

Falta um mês para o derradeiro apagão analógico


Falta exactamente um mês para o derradeiro" apagão" analógico em Portugal Continental. No dia 26 de Abril todos os emissores e retransmissores analógicos que cobrem a faixa mais interior do continente serão desligados. Assim, apelamos aos nossos leitores para que, se ainda não o fizeram, façam a migração para a TDT - Televisão Digital Terrestre. Falta apenas um mês!
Naturalmente, no Alentejo, serão desligados os Emissores analógicos do MENDRO e SÃO MAMEDE e todos os retransmissores que por estes são alimentados. No Algarve será desligado o Emissor de São Miguel, bem como os retransmissores que alimenta. Será então o final definitivo das emissões televisivas analógicas em Portugal.

sexta-feira, 23 de março de 2012

TDT Espanhola: Paramount Channel estreia dia 30 de Março em sinal aberto


O canal televisivo Paramount Channel chega à TDT Espanhola em canal aberto já no próximo dia 30 de Março. Assim,já  podemos ver no site do canal, a confirmação de que o lançamento oficial da estação está previsto para a próxima sexta-feira, dia 30. A Viacom vai, assim, abrir um novo canal na TDT em Espanha, desta vez dedicado exclusivamente ao mundo do cinema.Canal Paramount pretende seguir os passos do LaSexta 3, exibindo filmes se sucesso, com base no extenso catálogo da Paramount, a mais antiga produtora de Hollywood  Com este último canal, a imagem da TDT em Espanha sai reforçada em quantidade de canais e em conteúdos... Resta agora esperar pelo início das emissões do Canal Paramount para apreciar um bom cinema em aberto.
A oferta da TDT em Espanha oferece já os seguintes canais:


TVE - LA 1 - CANAL 1 PÚBLICO
TVE - LA 2 - CANAL 2 PÚBLICO
ANTENA 3 - PRIMEIRO CANAL PRIVADO ESPANHOL
CUATRO - QUARTO CANAL PRIVADO
TELECINCO - QUINTO CANAL PRIVADO
LA SEXTA - SEXTO CANAL PRIVADO
LA SIETE  - GRUPO TELECINCO
DIVINITY
ENERGY
DISCOVERY MAX 
CLAN TVE - INFANTIL - CANAL PÚBLICO DA TVE
BOING - INFANTIL - GRUPO TELECINCO
CANAL 24 HORAS - TVE
FDF - FACTORIA DE FICCIÓN - GRUPO TELECINCO
DISNEY CHANNEL ESPANHA
MTV ESPANHA
LA SEXTA 2
LA SEXTA 3 - SÓ CINEMA
LA SEXTA HD - ALTA DEFINIÇÃO
ANTENA 3 HD - ALTA DEFINIÇÃO
TELECINCO HD - ALTA DEFINIÇÃO
TVE HD - ALTA DEFINIÇÃO - CANAL PÚBLICO DA TVE
TELEDEPORTE - TVE - DESPORTO - CANAL PÚBLICO DA TVE
GOL TV - DESPORTO - CODIFICADO
AXN - SÉRIES - CODIFICADO
MARCA TV - DESPORTO
ANTENA NEOX - PÚBLICO URBANO - GRUPO ANTENA 3
ANTENA NOVA - PUBLICO FEMININO - GRUPO ANTENA 3
NITRO - PÚBLICO MASCULINO - GRUPO ANTENA 3
LA TIENDA EN CASA - TELEVENDAS
PARAMOUNT COMEDY (DIA 30 DE MARÇO) - CINEMA
13 TV - CANAL DA IGREJA CATÓLICA
INTERECONOMIA - MUNDO FINANCEIRO

NO ALENTEJO CAPTA-SE AINDA:

CANAL SUR 1 - AUTONÓMICO DE ANDALUZIA
CANAL SUR 2 - AUTONÓMICO DE ANDALUZIA
CANAL SUR HD - ALTA DEFINIÇÃO
CANAL EXTREMADURA TV - AUTONÓMICO DA EXTREMADURA 

Palavras para quê? Incomparável com a realidade portuguesa.... RTP1, RTP 2, SIC, TVI e Canal fantasma!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Apagão do sinal analógico acontece hoje nos Açores e na Madeira

Ainda tem dúvidas sobre a televisão digital terrestre? 
 
Hoje serão desligados os emissores e retransmissores analógicos dos arquipélagos dos Açores e da Madeira. A última fase do desligamento acontecerá a 26 de Abril, no interior do continente.
 
 
O que é preciso fazer?

Esta mudança tecnológica, para quem só tem os canais gratuitos (RTP1, RTP2, SIC e TVI), obriga a adaptações. Primeiro há que verificar se tem acesso à televisão digital através da rede terrestre ou via satélite. Pode fazê-lo através do número de telefone gratuito 800 200 838. Dependendo do sistema de recepção, a captação também difere, nomeadamente o tipo de antenas e as caixas descodificadoras.

No caso de recepção via terrestre, se tiver um televisor com a norma Mpeg 4 não necessita, à partida, de qualquer outra alteração, a menos que a antena no telhado seja antiga.

No caso de recepção via satélite, precisa de ter uma parabólica e uma caixa descodificadora comprada à PT.


Como tenho sistema Meo, que só vejo num televisor na plenitude, por só ter uma box, gostaria de saber como fazer para ficar a ver o canal do Meo e os quatro canais em TDT nas outras televisões que estão em casa, pois já via em analógico os quatro canais mais o que estivesse a dar no Meo.

Se tem um sistema de televisão por subscrição, os quatro canais são recebidos por essa via. Nos televisores onde não tem acesso aos canais Meo tem de colocar uma caixa descodificadora para a TDT.


Estando numa zona com fraco ou sinal inexistente, tendo eu um satélite com um descodificador livre (virado para um satélite onde apanho canais estrangeiros) vai ser possível ver com o meu satélite os canais abertos portugueses em algum satélite? Ou seja, vai ser aberta a frequência destes canais em algum satélite? Ou terei sempre de pagar?

Para visualizar os canais portugueses tem de comprar uma caixa descodificadora à PT. No entanto, a parabólica serve, caso esteja numa zona de não cobertura via terrestre. Neste caso não tem de pagar a recepção dos canais, apenas a caixa descodificadora.



Vivo nos Açores. A minha mãe vê apenas o canal 1 e o canal regional com uma pequena antena virada a um repetidor situado na ilha. Terá que substituir esta antena por outra que cobrirá os quatro canais generalistas, ficando sem o canal Açores. Terá que pagar alguma taxa mensal?

Não tem de pagar taxa mensal para poder ver os cinco canais (quatro generalistas e a RTP Açores). Mas, dependendo da ilha, terá de comprar um descodificador TDT ou descodificador satélite, neste último caso deve ter de comprar ainda uma parabólica. Mas em todo o caso deve ir ao "site" tdt.telecom.pt (onde diz cobertura) ou ligar para o 800 200 838 para verificar, através da morada, que tipo de cobertura tem. O satélite requer a parabólica. A TDT pode requerer o redireccionamento da antena ou a substituição, embora a Anacom acredite que a maior parte funcione.



Há subsídios para apoiar a compra dos descodificadores? Quem tem direito a essas comparticipações?

Sim. Mas a comparticipação a equipamento TDT destina-se apenas aos seguintes grupos: cidadãos com necessidades especiais com grau de deficiência igual ou superior a 60%; Famílias beneficiárias do rendimento social de inserção (RSI); reformados com rendimento inferior a 500 euros/mês. E o lar em causa não pode ter serviço de televisão paga.

A comparticipação é de 50% do valor do descodificador (e só para o descodificador), até a um máximo de 22 euros. A comparticipação é paga depois da compra do aparelho.


Fonte: Jornal de Negócios

terça-feira, 20 de março de 2012

Marvão já tem emissor TDT

A localidade de Marvão, no distrito de Portalegre, já tem emissor TDT instalado numa igreja. O repórter José Moreira trouxe-nos as imagens:


Emissor TDT de Marvão - Imagens: José Moreira - TDT no Alentejo

PT já instalou emissor TDT em Campo Maior

Já está instalado o emissor TDT de Campo Maior, no distrito de Portalegre. Ficam aqui as imagens recolhidas pelo nosso fotógrafo José Moreira.


Imagens do emissor TDT de Campo Maior - Fotos: José Moreira - TDT no Alentejo

Sousel já tem emissor TDT

A localidade e Sousel no Alto Alentejo já tem emissor TDT. O painel radiante está instalado numa torre de comunicações móveis. Aqui ficam as imagens recolhidas pelo nosso repórter fotográfico José Moreira:


Emissor TDT de Sousel: Imagens - José Moreira - TDT no Alentejo

quinta-feira, 15 de março de 2012

Fim do sinal analógico deixou Odeceixe e S. Teotónio sem televisão

Várias freguesias de Odemira, Aljezur e Vila do Bispo continuam sem sinal de televisão desde que foi desligado o emissor analógico da Fóia, em Monchique, a 23 de Janeiro. E ainda não há solução.
Apesar das garantias dadas pela Anacom de que mais de 90% do território já estaria coberto com a Televisão Digital Terrestre (TDT), todos os dias aparecem pessoas nas Juntas de Freguesias de S. Teotónio e de Odeceixe, no litoral alentejano e costa vicentina, a queixarem-se de que não vêem televisão.

Os protestos nestas duas localidades não param desde que o centro emissor analógico da Fóia, em Monchique, foi desligado no passado dia 23 de Janeiro. A falta de sinal estende-se ainda a outras freguesias dos concelhos de Odemira, Aljezur e Vila do Bispo.

Um morador em Odeceixe explica que, após o apagão analógico, tentou sintonizar o sinal televisivo mas apenas lhe surge a indicação "nada encontrado", com a sugestão para que verifique as ligações da antena.

Fernando Rosa, presidente da junta, confirma a existência de problemas relacionados com a perda do sinal de televisão, o que "revela uma grande falta de respeito pelos consumidores", pois "ninguém pediu" que o serviço fosse alterado. Sobretudo depois de se terem assumido encargos com descodificadores que agora não servem para nada.

Para Fernando Rosa, "deveria ser" a entidade responsável pela alteração do sistema analógico para o digital "a assumir os encargos e as responsabilidades" pela eficiência do serviço prestado.

Na freguesia vizinha, em S. Teotónio, o presidente de junta, José Manuel Guerreiro, faz um balanço igualmente crítico sobre a instalação da TDT. "O sinal não chega". Apenas uma franja da freguesia junto ao litoral tem acesso à televisão.

"Todos os dias temos gente na junta de freguesia a queixar-se de que não tem sinal". O mal-estar é patente, diz o autarca, revelando que já foram recolhidas cerca de mil assinaturas para acompanhar um abaixo-assinado de protesto contra esta situação. Os protestos já se fizeram sentir junto da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), que "respondeu mandando culpas para cima da PT", acrescenta.

Já foram realizadas reuniões entre a Anacom e os presidentes das Câmaras de Odemira e Aljezur, mas o problema subsiste, com a autoridade "a chutar o problema para o lado", ironizou o presidente da Junta de Freguesia de Odeceixe.

"Temos muitos idosos sozinhos que não sabem o que fazer" para lidar com o problema, refere Fernando Rosa. Mesmo depois de terem investido, "com enormes dificuldades", em aparelhos para terem o sinal, tal não se veio a verificar, restando agora a hipótese do satélite, muito mais caro.

Confrontada com as críticas que são imputadas à Anacom, a porta-voz da instituição, Ilda Matos, reconhece a existência de "constrangimentos", mas é peremptória: "o que a Anacom tinha a fazer, já fez". Por outro lado, "não há forma da Anacom obrigar a PT a colocar retransmissores nos locais onde há deficiente recepção do sinal", embora assegure que esta entidade "tem estado a fazê-lo".

A existência de zonas de sombra na recepção do sinal digital é uma realidade, admite Ilda Matos, que frisa, porém, que "não há nada que obrigue a garantir a cobertura de 100 por cento das famílias." O que está a ser garantido "é a cobertura de 100 por cento do território com televisão". Neste momento apenas seis por cento do território "não terá" cobertura terrestre, admite, frisando que a Anacom "gostaria de fazer mais", mas não vislumbra como se possa continuar a fazer reforço de cobertura. Terão de ser "as populações a suportar o custo de adaptação à TDT", conclui.

O PÚBLICO tentou obter esclarecimentos junto da PT, mas sem sucesso.

IN: Público de 14 de Março de 2012

MENDRO "não foi condenado à morte de vez": Emissor já tem paineis TDT a emitir

Painés radiantes de TDT no emissor do MENDRO (a meio da torre) - Oientados a Portel e Moura - Foto: José Moreira

Eis que aqui está uma boa notícia! Ou parcialmente uma boa notícia! O "famoso" Centro Emissor do Mendro, junto à Vidigueira, distrito de Beja, afinal ainda não está "condenado à morte" no dia 26 de Abril de 2012. Contrariando todas as indicações inicialmente previstas pela PT, a empresa responsável pela implementação da rede de emissores TDT em Portugal resolveu colocar paineis radiantes de Televisão Digital Terrestre. A Boa notícia é que o MENDRO não vai sucumbir de vez no que toca às emissões televisivas! A má notícia é que a potência do emissor é fraca, existindo paineis radiantes exclusivamente apontados a PORTEL e a MOURA, ou seja, a Norte e Este! Se em analógico o emissor do MENDRO cobria quase todo o Alentejo, especialmente os distritos de Beja e Évora, chegando ainda a partes do distrito de Portalegre e de Faro, no que toca a TDT não há comparações possíveis na cobertura.
Assim sendo, os paineis radiantes estão colocados a meio da velhinha torre que emite a RTP e SIC e que está no "ar" desde 1 de Dezembro de 1965. Recordamos que este é dos mais antigos e o mais potente emissor analógico do país e que ligou muitos anos via terrestre o nosso país à rede europeia da Eurovisão!
Importa explicar que o Mendro em termos de cobertura TDT só foi contemplado porque é um ponto estratégico, com 413 metros. Uma vez que Portel não tinha cobrtura, assim como em Moura e Pias era praticamente inexistente, este emissor foi instalado em especial para cobrir estas localidades. Desengane-se pois quem julgava que a potência ia ser a mesma. Ainda que não seja conhecida, é claramente fraca e deverá servir praticamente só as localidades acima mencionadas ou seja, Portel, Moura e zonas envolventes. Vidigueira e Cuba são servidas pelo emissor de Beja, o mais potente por toda a região, com 5888 Wats e o segundo mais potente do país.
É de estranhar uma repentina acção de instalação de inúmeros micro-emissores por todo o país. Será que sai mais barato à PT montar emissores do que as comparticipações que a mesma teria que dar aos utilizadores do Satélite nas zonas sombra? Fica a dúvida...

Foi também instalado recentemente um emissor TDT em Campo Maior, distrito de Portalegre.

Paineis radiantes TDT relativamente a baixa altutude na velhinha torre das emissões analógicas do MENDRO - Foto: José Moreira - TDT no Alentejo

Barrancos já tem emissor TDT

A Vila de Barrancos foi "contemplada" com um emissor TDT. O único painel radiante está instalado numa antena de um operador de comunicações móveis e curiosamente orientado a Espanha.
Recorde-se que Barrancos é uma vila raiana, a 1km de distência da fronteira e o concelho mais pequeno do país, sendo que a vila é a única localidade ali existente. Para já é desconhecida a potência do emissor mas o TDT no Alentejo sabe que o mesmo já entrou em funcionamento para cobrir a vila.
Fica a imagem recolhida pelo nosso fotógrafo / repórter José Moreira:

Emissor TDT de Barrancos - (É visível o painel radiante na torre do lado esquerdo, quase no topo da mesma) - Foto: José Moreira - TDT no Alentejo

quinta-feira, 8 de março de 2012

Imagem do emissor TDT de Montemor-o-Novo

O TDT no Alentejo publica aqui a imagem do emissor TDT de Montemor-o-Novo, recolhidas pelo nosso repórter de imagem José Moreira.

Emissor TDT de Montemor-o-Novo - Foto: José Moreira - TDT no Alentejo

Imagem do emissor TDT de Alcácer do Sal

O TDT no Alentejo deixa-lhe aqui a imagem do novo emissor TDT de Alcácer do Sal recentemente instalado e que serve a cidade.

Imagem do novo emissor TDT de Alcácer do Sal - Foto: José Moreira - TDT no Alentejo


Imagens do emissor TDT de Grândola

Aqui ficam as imagens do novo emissor TDT instalado na vila de Grândola que serve a localidade:



Imagens do emissor TDT de Grândola - Fotos: José Moreira - TDT no Alentejo

Ferreira do Alentejo: Imagens do emissor TDT

EStá instalado nos antigos celeiros da EPAC na vila de Ferreira do Alentejo o novo emissor TDT que serve a localidade. Ainda é desconhecida a potência do mesmo, mas a julgar pelos mapas apresentados no sítio oficial da TDT, o mesmo serve a vila e pouco mais.
Ficam as imagens recolhidas pelo nosso repórter de imagem José Moreira:


Emissor TDT de Ferreira do Alentejo nos Celeiros da extinta EPAC

Imagens: José Moreira - TDT no Alentejo

quarta-feira, 7 de março de 2012

Há novos emissores TDT em funcionamento no Alentejo

A PT Comunicações, entidade responsável pela implementação da TDT em Portugal instalou novos emissores para que exista melhor cobertura em sedes de concelho que anteriormente se encontravam em zonas sombra. Depois de recentemente terem sido instalados e entrado em funcionamento os emissores de Almodôvar (Beja) e Alcoutim (Faro), chegou agora a vez de Ferreira do Alentejo, uma das vilas sem cobertura até à data. Para além de Ferreira do Alentejo, entraram em funcionamento os seguintes emissores:



ALCÁCER DO SAL, ALMODÔVAR, FERREIRA DO ALENTEJO, GRÂNDOLA, MONTEMOR-O-NOVO, OURIQUE E SOUSEL

Ainda assim, a Vila de Beringel, a 12 km da cidade de Beja, continua numa zona sombra, privando assim os telespectadores de receber as emissões portuguesas via hertziana. 


Entretanto verificámos no sítio oficial da TDT que as vilas de Portel (Évora) e de Pias, concelho de Serpa (Beja) e a cidade de Moura já "acusam" cobertura. Ainda assim não são conhecidos quaisquer emissores a funcionar nessas localidades.

Segundo a PT, existem neste momento 208 emissores TDT activos. Fica a lista completa de emissores actualizada a 1 de Março:

http://tdt.telecom.pt/empresas_profissionais/

segunda-feira, 5 de março de 2012

Emissor TDT de Alcoutim - Algarve - Já entrou em funcionamento

O Emissor TDT de Alcoutim já entrou em funcionamento. Depois da reivindicação da população e da autarquia local, a PT finalmente instalou o emissor TDT para servir a população daquela zona norte do Algarve.

Imagens: José Moreira - TDT no Alentejo


Emissor TDT de Almodôvar já entrou em funcionamento

Aqui ficam algumas imagens, recolhidas pelo nosso fotógrafo José Moreira, do novo emissor TDT da Vila de Almodôvar, distrito de Beja, o qual entrou em funcionamento há alguns dias atrás.





Emissor de TDT de Almodôvar - Imagens José Moreira

quinta-feira, 1 de março de 2012

Novos emissores TDT instalados em Almodôvar e Alcoutim

A PT Comunicações, entidade responsável pela implementação da TDT em Portugal instalou nos últimos dias dois novos emissores. Um em Almodôvar, concelho do Baixo Alentejo e outro em Alcoutim, concelho pertencente ao Algarve.
Recorede-se que, no caso de Almdôvar, este era um exemplo de sede de concelho sem qualquer cobertura de emissores próximos, quer de Beja, Castro Verde ou Mértola. A vila via-se assim "às escuras" no que toca à TDT.
Também Alcoutim, no limite norte do Algarve com o Baixo Alentejo, a cobertura era inexistente, facto este que tem sido contestado pelo autarca local.
Para já não é conhecida a potência destes novos emissores, mas a julgar pelas áreas assinaladas nos mapas oficiais de cobertura do sítio oficial da TDT, o raio de alcance cobre as respectivas vilas e pouco mais, ficando assim ainda alguns locais destes respectivos concelhos por cobrir.
Recentemente foram também instalados emissores  em Ourique, distrito de Beja e Montemor-o-Novo, no distrito de Évora.