domingo, 29 de junho de 2014

Emissor do Mendro continua desligado




Emissor do Mendro - Foto: José Moreira
 


O Emissor do Mendro, no concelho de Vidigueira, que transmitiu durante dias consecutivos no canal 40 UHF, frequência 626,000Mhz continua desligado por razões desconhecidas.

Conforme o TDT no Alentejo já tinha anunciado, o emissor esteve em testes durante cerca de 15 dias, com interrupções contínuas, mas emitiu cerca de três dias sem interrupções, 24 horas por dia, até que, sem explicações ou razão aparente, foi desligado.

Dada a extrema importância do funcionamento deste emissor em rede MFN e da qualidade de sinal com que o mesmo cobre os distritos de Beja, Évora, parte de Setúbal e Faro, o TDT no Alentejo questionou a PT Comunicações acerca deste assunto, que nos respondeu o seguinte:

"
Obrigado pelo seu contacto.

 A questão que nos colocou está fora do âmbito do serviço de apoio TDT.

Para mais informações, estamos sempre disponíveis em tdt.telecom.pt

TDT - A Televisão Digital para Todos"

Prontamente, o TDT no Alentejo questionou a ANACOM, telefonicamente e posteriormente por escrito com as seguintes questões:


"Conforme conversa telefónica estabelecido convosco, venho por este meio pedir esclarecimentos, na qualidade de detentor do blogue TDT no Alentejo (www.tdtnoalentejo.blogspot.pt
 
) questionar-vos acerca das emissões do emissor do Mendro, no concelho de Vidigueira, Alentejo.

Há mais de 15 dias que o Centro Emissor do Mendro começou a fazer experiências de emissão do sinal da TDT no canal 40 UHF, frequência 626.000 Mhz. O emissor esteve ligado por alguns periodos de tempo, com interrupções e momentos largos de emissão no ar, particularmente durante o dia.

Nos dias 24, 25 e 26 de Junho do corrente ano, o emissor do Mendro esteve ligado sem quaisquer interrupções durante os dias mencionados, no canal 40 UHF, aquele que está pela ANACOM designado justamente para que este emissor funcione em MFN para os distritos de Beja e Évora, cobrindo ainda algumas partes dos distritos de Setúbal e Faro.

Segundo consegui apurar, as emissões foram recebidas com potência e qualidade de 100% de emissão em Beja, Évora e Grândola, locais de onde nos chegaram relatos de receção do sinal.

Ontem, 26 de Junho ao final do dia, o emissor encontrava-se desligado. Importa realçar que já havia espectadores e instaladores a orientar antenas para o Mendro.

Em conversa tida no local com técnicos da PT há dois dias, foi-nos adiantado que o emissor iria ficar já no ar sem interrupções, faltando apenas efectuar pinturas na estrutura metálica da torre.

Em anexo imagens print screen deste emissor no ar.

Venho por este meio questionar o seguinte:

1 - O emissor do Mendro esteve em testes? Em caso afirmativo, por quanto tempo, desde e até quando?

2 - Por que motivo foi o mesmo desligado?

3 - Quando é que o emissor do Mendro volta a estar ligado sem interrupções?

4 - Qual a potência deste emissor e quais as áreas de cobertura finais a que o mesmo se destina?

5 - Esta frequência, canal 40 UHF é para manter no ar em definitivo?

6 - Os emissores SFN do canal 56 na região de acção do Mendro são para manter ligados?

6 - Também o emissor da Fóia, Monchique, que deverá emitir no canal 43 UHF será alvo em breve do mesmo tipo de acção? 

Importa pois esclarecer estas situações para que a população seja devidamente informada e saiba como proceder.

Poderão também consultar o nosso blogue em www.tdtnoalentejo.blogspot.pt
 
 com informações complementares.

Aguardo na melhor expectativas resposta a estas questões pela parte da ANACOM, uma vez que a linha de apoio da TDT não consegue explicar nada sobre esta matéria."



Continuamos a aguardar explicações por parte desta entidade e logo que sejam dadas, as mesmas serão divulgadas.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Emissor do Mendro desligado por razões desconhecidas


Centro Emissor do Mendro: Foto - José Moreira
 

O TDT no Alentejo verificou que a PT Comunicações, entidade responsável pela construção e manutenção da rede TDT em Portugal, desligou nesta quinta-feira, 26 de Junho, o centro emissor do Mendro no concelho de Vidigueira.

Após mais de duas semanas de testes e de três dias de emissão contínua sem interrupções no canal 40 UHF, frequência 626.000 MHz, este emissor está agora desligado. O TDT no Alentejo desconhece as razões que levaram a este desligamento súbito e inesperado.

O facto é que este emissor já estava a ser recebido em condições nos distritos de Beja, Évora e Setúbal, fator importantíssimo para colmatar as falhas de cobertura inadmissíveis do canal 56 UHF a emitir em rede SFN e que se arrastam desde o início das emissões da TDT há mais de dois anos no nosso país.

O que é facto é que com o aumento das temperaturas são de esperar, uma vez mais, falhas graves na receção do sinal no canal 56 em vários pontos do país, em especial no Alentejo e Algarve, zonas gravemente afetadas por problemas de falta de sinal parcial ou total.

O TDT no Alentejo, cumprindo a sua missão de rigor e independência, tudo fará para apurar as causas deste desligamento repentino e também tudo fará para saber quando voltará a estar este emissor no ar.

O Emissor do Mendro é uma necessidade imperativa no seio das emissões da TDT na região sul do país, pois cumpre a missão fulcral de cobrir em excelentes condições os distritos de Beja, Évora, parte de Setúbal  norte da região do Algarve.
Numa região desfavorecida como áreas de interior do Alentejo e Algarve em que a TV é a única companhia de uma camada da população envelhecida, não pode ser admissível de modo algum que o Mendro esteja desligado.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Emissor do MENDRO já emite a TDT em rede MFN - canal 40 UHF

Após alguns dias de realização de sucessivos testes de emissão, o emissor do Mendro, no concelho de Vidigueira, distrito de Beja, já se encontra a funcionar em pleno, conforme a deliberação da Anacom de 16 de maio de 2013.

Como consta no documento, o canal 40 da banda UHF (626.000 Mhz) foi atribuído ao emissor do Mendro, de forma a que a rede de TDT nacional evolua nos termos da
configuração determinada (MFN de SFN’s).

Emissor do Mendro - Painéis radiantes


O TDT do Alentejo sabe que a zona de cobertura prevista pelo Mendro é semelhante à efetuada pelo mesmo emissor quando emitia apenas em sinal analógico, essa zona está sublinhada na deliberação acima mencionada.

A emissão do sinal de digital de televisão, no canal 40, é efetuada em todas as direções geográficas através de painéis radiantes internos colocados no interior do cimo do emissor. O emissor também emite no canal 56, mas, apenas para as zonas de Portel e Moura e com 3 painéis radiantes colocados a meio da torre e com 350 watts e potência apenas, situação que já acontece há mais de um ano.


 

Foi dito em exclusivo ao TDT no Alentejo por elementos técnicos  ligados ao processo que “o sinal emitido no canal 40 é para continuar” afim de colmatar as dificuldades de receção até então sentidas por muitos portugueses. O mesmo emissor, assim que as condições meteorológicas permitirem, “vai sofrer algumas obras de conservação, incluído uma pintura na torre metálica que suporta os painéis radiantes”.

O TDT no Alentejo pede aos leitores que sintonizem o canal 40 UHF e que nos informe até onde está a chegar a respectiva emissão do Mendro.

Emissor do Mendro


No sul do país aguarda-se agora que rumo semelhante tomem os emissores da Fóia, na serra de Monchique e que também cobre parcialmente o Alentejo e que deverá emitir no canal 43 UHF. Também o emissor de São Miguel, em Faro, deverá emitir no canal 47 UHF, o emissor de São Mamede em Portalegre deverá também emitir no canal 47 e o emissor de Palmela no 45.

Texto: José Moreira / Nelson Medeiros
Fotos: José Moreira

TDT no Alentejo

terça-feira, 24 de junho de 2014

TDT no Alentejo: Pedido de informação

O blogue TDT no Alentejo vem por este meio solicitar a colaboração dos seus leitores acerca do ponto de situação da receção do sinal da TDT portuguesa nas respectivas áreas de residência.
Utilizem o espaço para deixar comentários e digam-nos como é a receção atualmente na vossa zona de residência.

Obrigado pelo vosso contributo

TDT no Alentejo

Queixas sobre TDT aumentam com o calor

TDT-PT_2014_OK_logo_destak_300x216
Dois anos após o “apagão” do sinal analógico de televisão, a Televisão Digital Terrestre (TDT) continua a gerar reclamações. A Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor (DECO) já recebeu mais de 9.500 reclamações desde 2012 e prevê um aumento das queixas com a chegada do Verão.
Desde a ocorrencia do switch off analógico que existem zonas do país onde há problemas com o sinal da TDT durante todo o ano, agravado-se o problema em épocas de temperatura mais elevada. A Deco tem recebido múltiplas reclamações, “Desde 2012 já recebemos 9.526 queixas só através do formulário que temos online” diz a instituição. Além de reclamações de consumidores, a Deco tem recebido também reclamações de Câmaras Municipais.
tdt_antena

Por sua vez a reguladora do sector, a ANACOM, aponta para uma queda no número de reclamações. De acordo com os últimos dados, no ano passado as queixas diminuíram 82,2%, tendo passado de 8.132 em 2012 para 1.401 em 2013. Fonte oficial da ANACOM garantiu ainda que as queixas estão estáveis, recebendo o regulador entre 100 e 200 por mês.
A Portugal Telecom (PT), empresa responsável pela gestão da plataforma da TDT, explicou que as dificuldades em ver televisão com tempo quente é uma condicionante da própria tecnologia, igual em todos os países, e não da rede em si. “As condições de propagação de sinal não são constantes ao longo do tempo, sendo influenciadas pelas condições atmosféricas/climáticas”.
A DECO tem vindo a alertar para os problemas da TDT desde 2009, antes do apagão analógico. Depois de acumular centenas de queixas, a instituição decidiu em Outubro de 2013 processar a ANACOM, pedindo uma indemnização de 42 milhões de euros pelos danos causados aos consumidores.
Fonte: NovidadesTV.com / SOL

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Emissor do Mendro a emitir no canal 40 UHF ?

Há cerca de 2 semanas que a PTC anda a testar 2 frequências para o sinal de
TDT no Alentejo. Sendo assim os canais nacionais captam-se na cidade de Beja
em 2 frequências distintas, CH40 e CH56, ambas na banda de UHF. Tudo indica
que o emissor do Mendro encontra-se a emitir no canal CH40 e o emissor de
Beja no canal CH56.

Será que esse facto está condicionado às diversas sondas colocadas pela
Anacom?

Será que o sinal destinado ao Alentejo encontra-se distribuído em três
canais distintos CH40, CH43 e CH47, como consta no mapa em anexo?
 
 


Legenda: Mapa de futuras frequências da TDT nacional em MFN
 


São algumas das questões lançadas aos nossos leitores, o que é certo é que o
sinal no canal 40 é mais instável e está a ser emitido com menor potência.
Ficam as imagens em anexo. Participem e deixem os vossos comentários, sobre
as atuais condições de receção do sinal da TDT no Alentejo.



Emissor do Mendro no canal 40 UHF


Emissor de Beja a emitir no canal 56 UHF



Texto e Imagem: José Moreira