terça-feira, 12 de outubro de 2010

Beja já pode assistir às emissões da TDT desde 2009

A cidade de Beja começou no passado dia 8 de Outubro de 2009 a assistir às emissões da TDT portuguesa. A Antena (emissor) que dá cobertura do sinal à cidade está instalada no topo do edifício da Portugal Telecom, em pleno centro da cidade, conforme já havíamos noticiado. Segundo apurámos, a mesma terá um alcance de aproximadamente 20 quilómetros, contúdo, a zona Sul de Beja, nas imediações do Hospital e Instituto Politécnico (campus universitário), continua com sinal deficiente, já que há quem se queixe de que não recebe as emissões da Televisão Digital Terrestre. A PT deverá agora analisar a situação e, segundo consta, instalar mais retransmissores na cidade, embora ainda nada se saiba sobre o assunto. O emissor do Mendro, deverá também ele, embora ainda sem data prevista, a emitir a TDT.
Podemos agora assistir a emissões da RTP 1, RTP 2, SIC e TVI, com qualidade de imagem e áudio digital, sem qualquer tipo de interferências, uma das grandes vantagens em relação ao analógico.
Aparentemente não é preciso redireccionar as antenas para a PT de Beja, já que o sinal, sendo forte, chega na mesma a casa de cada um de nós.
Outra das vantagens, é o facto deste sistema incluir guia de programação (conhecido por EPG), onde podemos visualizar que programa está no ar, a sua respectiva duração, há quanto tempo começou a emitir e a grelha de programas de cada canal para as horas ou dias seguintes.
Espera-se agora que, a ainda pobre emissão da TDT portuguesa, venha a contemplar mais canais. Sugere-se pelo menos a RTP N e a RTP Memória, canais estatais e pagos pelos contribuintes, que apenas estão disponíveis, injustamente para todos nós, no cabo e satélite da ZON, Cabovisão, MEO, Pluricanal, etc.
Está ainda prevista a criação do quinto canal nacional, generalista e de um canal em HD – Alta definição, partilhado pelos três operadores de TV portugueses.
Em Espanha, a TDT oferece gratuitamente cerca de 30 canais, incluíndo Disney Channel por exemplo, enquanto que “nós por cá”, continuamos a ser servidos com apenas os 4 canais nacionais.
Compare as ofertas de Portugal e Espanha.
No caso da TDT portuguesa, consulte o site: www.tdt.telecom.pt
No caso da TDT espanhola consulte: www.tdt.es
No site espanhol vai ser-lhe solicitado um código postal para analisar cobertura: Introduza, por exemplo, o código postal do Rosal de La Frontera: 21250 e cliquem em “consultar”. Vai aparecer “Rociana del Condado”. Clique na caixa e escolha Rosal de La Frontera; faça consultar novamente e em seguida escolha “ver detalles de la disponibilidad del servicio”. Vão aparecer apenas os canais nacionais, depois há ainda os regionais.
Sem dúvida, uma diferença abismal em relação à TDT portuguesa, muito pobre ainda. A TDT, na minha opinião, deveria incluir pelo menos os seguintes canais, e é apenas mera opinião pessoal:
RTP1, RTP2, SIC, TVI, RTP N, RTP Memória, RTP Açores, RTP Madeira, SIC Notícias, SIC Mulher, SIC Radical e TVI 24. Seria justo, não acham?
Se tiver dúvidas, entre em contacto connosco, ajudaremos a ver a diferença!

Sem comentários:

Enviar um comentário