segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Baixo Alentejo Sul: TDT provavelmente só via satélite

Emissor de Beja da TDT - Foto: José Moreira


Após alguns contactos recebidos pelo TDT no Alentejo, a partir de telespectadores residentes na zona de Almodôvar, com questões relacionadas com a cobertura desta plataforma naquela zona, resolvemos efectuar alguns testes de recepção da TDT naquele concelho do distrito de Beja.
Efectivamente, verificou-se a inexistência de sinal TDT no concelho de Almodôvar, quer na Vila (sede de concelho), quer noutras zonas rurais da zona.
Aquele concelho, é servido no sistema analógico pelos emissores do Mendro e Fóia e pelo retransmissor de Almodôvar, que assegura a recepção dos 4 canais nacionais na Vila.. TDT, nem vê-la! Curiosamente, a TDT espanhola é captável em toda a região com uma simples antena UHF e sem amplificação, mesmo a mais de 50km da fronteira. Toda a plataforma do país vizinho é captada sem problemas, ou seja, mais de 30 canais. Como é possível que a TDT portuguesa não chegue ali???

Após os testes, contactámos a PT Comunicações, responsável pela cobertura analógica e digital. Recebemos um email do fórum www.tdt.telecom.pt que nos informa do seguinte:

"Caro(a) Sr(a).:

Obrigado pelo seu contacto.

Em relação à questão que nos colocou, averiguámos que algumas zonas da sua freguesia poderão estar cobertas pela TDT através do emissor de Beja                    (latitude 38°0'41.09"N; longitude 7°51'37.07"W).
Aconselhamos que consulte um instalador para verificar a cobertura da sua área, atendendo que apenas no local de instalação poderão ser confirmadas as condições de recepção da TDT.
Caso se confirme, no local, que não há cobertura TDT, então estimamos que a zona só venha a ser coberta através de uma solução complementar via satélite (DTH), uma vez que, neste momento, não se prevê a instalação de mais emissores que contribuam para a recepção TDT nesse local.
Acrescentamos que serão anunciados, brevemente, os procedimentos para a recepção complementar via satélite, pelo que solicitamos que aguarde pela divulgação dos mesmos, se for confirmado que a cobertura da sua área de residência deva ser assegurada através desta tecnologia.


Para mais informações estamos sempre disponíveis em tdt.telecom.pt.

Obrigado e até breve,

Fórum TDT
A TDT já chegou"


Ora após esta resposta por parte dos responsáveis pela implementação da TDT, conclui-se que muitos concelhos irão ficar por cobrir via terrestre. A pouco mais de um ano do switch-off será que a implementação do sistema DTH via satélite será boa alternativa? Quantas parabólicas irão ser instaladas pelos telhados do interior do país?? E quem tem mais do que 2 ou 3 televisões em casa??

Ora, o emissor de Beja, cuja potência atribuída é de1000 Wats (PAR) não está a chegar ao local, conforme a PT nos indica. O retransmissor TDT de Mértola, nem vê-lo! O Emissor da Fóia tem os painéis radiantes virados a Sul e não cobre a região e São Miguel (Faro) muito menos.


Outras zonas deverão ficar com problemas, já que Ourique, Castro Verde, Aljustrel e outros concelhos do Baixo Alentejo deverão ficar sem cobertura.
Ora se o emissor de Beja deveria chegar a Almodôvar, melhor chegaria a Serpa que é mais perto! Então para que foi a instalação de um emissor em Serpa??


Parece que temos que esperar pelas parabólicas! E quem já investiu em receptores TDT - Mpeg4 para a TDT o que vai fazer com eles???


Questões por responder...


Comentem!
 

3 comentários:

  1. vivo em castro verde em caso se comfirme que nao ha sinal qual o satelite que vai trasmitir

    ResponderEliminar
  2. O mesmo se passa comigo na Mina de S.Domingos a 17 Km do emissor de Mertola (Antena mal colocada)nao e possivel, onde estao os responsaveis.

    ResponderEliminar
  3. isto é uma vergonha na corte do pinto é igual só apanha 30 canais espanhois ... mas nos somos portugueses e pagamos audiovisual ha edp.... é vergonhoso ser portugues....

    ResponderEliminar