Se está numa zona TDT com cobertura terrestre (o que pode ser confirmado através do número de telefone gratuito 800 200 838 ou no sítio na Internet), fez a migração com os equipamentos adequados, mas tem problemas de receção, saiba que esses problemas podem ser provocados por anomalias na instalação da antena ou dos equipamentos descodificadores (em cerca de 60 por cento das reclamações analisadas localmente pela ANACOM os problemas deviam-se a estas anomalias).
Assim, e para poder despistar eventuais vulnerabilidades na sua instalação, verifique os seguintes pontos:
1) Confirme se o descodificador/televisor que possui é compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG 4/H.264.
2) Verifique se tem instalada uma antena exterior. As antenas interiores normalmente1 não permitem a receção de TDT em boas condições.
3) Verifique se a antena de receção exterior é adequada (faixa de UHF) e se está orientada para o emissor da rede TDT que melhor serve a sua área de residência.
4) Confirme se todas as ligações estão estabelecidas de forma correta e se os cabos, fichas e respetivos contactos se encontram em boas condições.
5) Tenha em atenção que a instalação da antena exterior a uma altura mais elevada nem sempre é a que garante as melhores condições de receção.
6) Se tiver que instalar a sua antena exterior a uma altura mais elevada, certifique-se que o mastro apresenta a estabilidade necessária, de modo a não oscilar com a ação do vento.
7) Caso a antena de receção exterior esteja a alimentar mais do que um televisor, pode necessitar de um amplificador de sinal que permita compensar as perdas introduzidas, quer pelos cabos coaxiais, quer pelos repartidores e tomadas de televisão.
8) Caso esteja nas imediações do emissor de TDT e a receção evidencie problemas permanentes ou temporários, verifique se está a utilizar um amplificador e, em caso afirmativo, experimente retirá-lo da instalação.
Se todos os aspetos atrás referidos estiverem em condições, mas ainda assim as dificuldades se mantiverem, há uma elevada probabilidade de o problema ser no sinal, pelo que deverá contactar o operador de rede - a PT Comunicações - através do número 800 200 838 (gratuito) ou consulte o sítio na Internet. Poderá, ainda, reportar a situação à ANACOM através do número 800 206 665 ou consultar o sítio na Internet.
IN: ANACOM
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