terça-feira, 11 de janeiro de 2011

92 por cento não sabem quando vai ser desligado o sinal analógico de TV

A um ano da data agendada para o arranque do desligamento do sinal analógico terrestre de televisão, 92 por cento dos portugueses com mais de 18 anos não sabe para quando está marcado este processo.
A estimativa é de um estudo da Universidade Lusófona, feito em parceria com a ANACOM e o OBERCOM.


Foto: Emissor do Mendro


Entre 1205 inquiridos, 85 por cento admitiu não saber a data do fim do sinal analógico, seis por cento apontaram erradamente o ano de 2011 e 0,7 por cento indicaram 2013 – o sinal será desligado progressivamente, num processo que arranca em 12 de Janeiro do próximo ano (depois de algumas experiências-piloto marcadas já para este ano) e que terminará a 26 de Abril.

A zona litoral do país é a primeira onde os transmissores serão desligados, seguindo-se em Março os Açores e a Madeira e, um mês depois, o resto do país.

A Anacom (Autoridade Nacional de Comunicações) vai avançar com uma campanha de sensibilização da população sobre o fim da televisão analógica, apesar de o sinal digital já cobrir cerca de 87 por cento da população.

O estudo indicou ainda que 45 por cento dos inquiridos não têm televisão paga em casa e 87 por cento afirmaram que não querem ter mais canais. A mudança de sinal analógico para digital afecta os utilizadores que não sejam clientes de um serviço de acesso pago, como a televisão por cabo.

Os custos associados à TV digital são a preocupação dominante dos inquiridos (61 por cento), seguindo-se as questões práticas associadas à TV digital, como a cablagem e a instalação do equipamento.

Já nove por cento dos inquiridos indicaram não ter interesse ou ter pouco interesse na TV digital, 27 por cento mostraram-se moderadamente interessados, enquanto 59 por cento dos inquiridos manifestaram ter interesse ou muito interesse na TV digital.

A emissão através de sinal de televisão digital terrestre é uma imposição europeia e 2012 é o ano limite para a mudança. Caso não tenha uma televisão compatível, o utilizador terá de adquirir um descodificador do sinal.

Fonte: Jornal Público / Lusa

3 comentários:

  1. Olá.
    Apesar da sua iniciativa ser louvável (presumo que seja só o Sr. a escrever por aqui), alguns dos seus textos apresentam alguns erros que, em nada, abonam com a verdade dos factos.

    Se necessitar de alguma ajuda diga-me que estou disposto a ajudá-lo, na medida do possível.

    Cumprimentos

    PS- Nao assinei o texto, contudo espero uma resposta da sua parte :)

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo, tem total liberdade para me contactar, através do mail tdtnoalentejo@gmail e dizer de sua justiça o que não é verdade ou o qu enão corresponde à verdade dos factos. Claro que aceito a sua ajuda se está disposto a tal, todos os contributos são bemvindos. Mas gostava que me dissesse quais são esntão os erros, devidamente fundamentados, para que possam ser corrigidos.
    Muito obrigado

    TDT no Alentejo

    ResponderEliminar
  3. Já tomei a liberdade de lhe responder, para o mail que me facultou (suponho que seja gmail.com, correcto?).

    Cumprimentos

    ResponderEliminar