O novo sinal de televisão digital terrestre destina-se a quem não seja subscritor de um serviço de televisão pago. Mas, segundo uma estimativa da Universidade Lusófona, 84 por cento das pessoas que dependem do sinal analógico não sabem o que fazer para receber o sinal digital.
O processo de transição para a televisão digital terrestre termina a 26 de Abril do próximo ano e foi hoje apresentada uma campanha de divulgação, que se deverá prolongar até essa data.
À semelhança da televisão analógica, o novo sinal permitirá ver gratuitamente RTP, SIC e TVI, mas exige um descodificador apropriado (que poderá já fazer parte do aparelho de televisão).
O inquérito da Universidade Lusófona entrevistou 1198 pessoas residentes em Portugal com televisão em casa, das quais quase 60 por cento tinham acesso a um serviço pago.
Entre todos os inquiridos, 19,6 por cento indicaram não ter interesse ou ter pouco interesse na TV digital. Já 26,3 por cento mostraram ter um interesse moderado, enquando 35,8 por cento manifestaram ter interesse ou muito interesse na TV digital.
"No que respeita ao custo, 26,3 por cento dos inquiridos associam TV digital a um serviço caro e 23,7 por cento a um serviço acessível", lê-se ainda no relatório. Metade dos entrevistados afirmaram não saber ou não ter opinião formada sobre o assunto.
Fonte. Público
Sem comentários:
Enviar um comentário