segunda-feira, 9 de maio de 2011

TDT: Anacom vai actuar juridicamente contra ZON

A Anacom vai actuar juridicamente contra a ZON por esta operadora tentar vender serviços de televisão paga em Alenquer supostamente para garantir o acesso à Televisão Digital Terrestre (TDT), que entra quinta-feira em funcionamento naquela localidade.

"Este comportamento é absolutamente inaceitável, porque não é um comportamento ocasional", disse à agência Lusa Eduardo Cardadeira, administrador da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).
De acordo com a mesma fonte, a Anacom e a ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) têm desenvolvido acções de fiscalização para verificar o comportamento das operadoras e detectou, assim, alguns quiosques móveis da ZON em Alenquer com cartazes a dizer que, com o desligamento do sinal analógico, só seria possível ver televisão com o serviço pago e anunciando tarifas especiais para Alenquer.
Os serviços juridicos da Anacom estão a analisar os mecanismos juridicos disponíveis para actuar nestas situações e, segundo Eduardo Cardadeira, "serão usados todos os possíveis". Numa nota de imprensa, a Anacom critica a actuação da ZON, por estar a induzir em erro as populações, e promete atuar "com firmeza contra este tipo de comportamento.
"Esta atuação é lesiva dos interesses das pessoas, que terão de suportar o pagamento de produtos e serviços de que não necessitam, já que a televisão digital terrestre é gratuita", diz o comunicado acrescentado que com a passagem para a TDT as populações podem continuar a ver televisão desde que tenham um televisor compatível com a norma MPG4.
Quem não tiver uma televisão destas deverá comprar um descodificador compatível com a norma e ligá-lo ao televisor antigo.
Um porta-voz da ZON disse à Lusa que a empresa tem actividade comercial em quase todo o país e "é natural que tenham catividade nas zonas em que os consumidores vão ter de optar por uma nova forma de ver televisão ", apresentando vários produtos disponíveis. No entanto, a zon vai ter em atenção o comunicado da Anacom, vai "averiguar se algum agente está a ter um comportamento menos correcto" e tomar medidas se necessário.
Eduardo Cardadeira disse à Lusa que a Anacom vai continuar a apostar na informação das populações para que "as pessoas não sejam enganadas por comportamentos pouco éticos".
Para segunda-feira está prevista uma nova sessão de esclarecimento em Alenquer sobre a transição da televisão analógica para a TDT.

IN: Correio da Manhã


NOTA: ENGRAÇADO, SÓ A ZON? E A MEO DA PT? FAZ A MESMA COISA EM TODO O PAÍS E NINGUÉM DIZ NADA??? UNS FILHOS... OUTROS ENTEADOS!

2 comentários:

  1. o "PAI" da Zon e do Meo não é o mesmo ???

    ResponderEliminar
  2. Neste país de miséria mental onde a zon vende os 4 canais livres onde o tdt ficará em 4 canais em espanha há 27 canais de tv e 15 de radio via tdt porque cá não agregam canais livres de satelite á tdt. è o país da crise onde os chulos mamam dinheiro de qualquer maneira e feitio

    ResponderEliminar