A resolução nº11/2012 da Assembleia da República, publicada esta segunda-feira no Diário da República, “recomenda ao Governo que adopte as medidas necessárias para que seja dada cobertura universal do sinal digital, seja por televisão digital terrestre (TDT), seja por satélite, sem custos adicionais para estes utilizadores, assegurando assim que seja garantido que não existam cidadãos excluídos, particularmente por razões económicas, no acesso ao sinal digital de televisão”. Pede ainda que, “através das entidades competentes, promova acções de fiscalização destinadas a impedir e a punir as práticas fraudulentas que vêm sendo noticiadas”. Nesta resolução, são relembradas ainda algumas das obrigações previstas nas alíneas a) e d) do n.º 1 e no n.º 2 do artigo 9.º do acordo celebrado em 2008 entre a Anacom e a Portugal Telecom, segundo o qual: “a PTC fica obrigada, nomeadamente, a subsidiar, incluindo a mão de obra, equipamentos receptores terminais, antena e cablagem, os clientes das zonas não cobertas por radiodifusão digital terrestre para que estes não tenham qualquer acréscimo de custos face aos utilizadores daquelas”.
IN: Tele Satélite
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
Cidade de Moura continua sem cobertura TDT
A cidade de Moura, no Baixo Alentejo, continua praticamente sem cobertura de TDT. Vergonhoso, tratando-se de uma cidade e simultaneamente sede de concelho. Nem o emissor de Serpa, a 29 km de distância consegue cobrir a cidade. Será que depois do anúncio da PT com a suposta intenção em reforçar a cobertura da TDT este problema vai ser resolvido?!
Também a vila de Almodôvar, sede de concelho, e maioria do concelho se encontram nas mesmas circustâncias. A tentativa agressiva de vendedores da MEO (PT) de impingir os serviços de tv paga na Vila tem sido impressionante nas últimas semanas!
Ourique já tem retransmissor TDT na vila
A Vila de Ourique já tem um retransmissor de TDT instalado na localidade. Graças à autarquia ouriquense, esta vila Baixo Alentejano consegui obter cobertura na localidade. Ainda assim, o retransmissor tem um alcance de apenas 10 a 15 km, cobrindo a vila e pouco mais. O problema está resolvido, mas parcialmente, já que a maioria do concelho continua sem cobertura de TDT. Potência ainda desconhecida-
Aqui ficam imagens recolhidas pelo nosso repórter fotográfico José Moreira:
Aqui ficam imagens recolhidas pelo nosso repórter fotográfico José Moreira:
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012
‘Apagão’ desligou TV a 700 pessoas
O ‘apagão’ que na quarta-feira desligou o sinal analógico no emissor do Monsanto deixou sem televisão, pelo menos, 700 pessoas.
Emissor de Monsanto
De acordo com a ANACOM, entre as 11h00 de quarta-feira e as 16h00 de ontem, 700 pessoas entraram em contacto com a linha de apoio da Televisão Digital Terrestre (TDT), para se queixarem que ficaram sem acesso aos canais generalistas. Este foi o maior apagão até à data e atingiu mais de 40 concelhos dos distritos de Lisboa, Santarém, Évora e Portalegre.
Estes são os primeiros números conhecidos do terceiro apagão da primeira fase da mudança para o sinal digital. O primeiro desligamento afectou o emissor de Palmela e levou 217 pessoas a apresentarem uma reclamação por terem ficado sem TV. Já o segundo ‘apagão’, no emissor de Fóia-Monchique, motivou 190 queixas. Assim, o número total de habitantes que ficaram sem televisão no processo de mudança para a TDT já ultrapassou os 1100, sendo que ainda faltam vários desligamentos. No dia 13 de Fevereiro o sinal analógico é desligado no emissor de Reguengo do Fetal e vai afectar o Centro do País, seguindo-se, a 23 de Fevereiro, o emissor de São Macário, no Norte de Portugal. Para 22 de Março está marcado o ‘apagão’ nos Açores e na Madeira, com o interior do País a sofrer o fim do sinal a 26 de Abril.
Os assinantes de televisão paga não são afectados pela mudança. Já a restante população tem de ter uma TV pronta a receber o sinal digital, ou comprar um descodificador.
IN: Correio da Manhã
Subscrever:
Mensagens (Atom)