segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Interferências da tecnologia 4G anula os sinais digitais de TDT em Beja

Interferências da tecnologia 4G anula os sinais digitais de TDT em Beja
 
Emissor TDT de Beja  - Foto: José Moreira
 
Segundo as últimas informações recebidas por técnicos credenciados, o sinal de TDT está a sofrer interferências dentro da cidade de Beja e em zonas periféricas, sendo assim algumas zonas da cidade têm graves problemas de receção, são elas Mira Serra, Bairro dos Falcões, Escola Secundária D. Manuel I. Segundo, o que o TDT no Alentejo pôde apurar as zonas assinaladas estão a 150/200 metros de uma antena onde está a emitir o sinal LTE/4G. Para minimizar as interferências, as cablagens dos prédios e as respetivas centrais estão ser analisadas, nalguns casos, é necessário “blindar” a instalação, noutros é necessário afinar as centrais de receção do sinal. Por vezes, mesmo após a intervenção técnica, o sinal de TDT da Espanha é anulado e o sinal de TDT PT é muito baixo.
As instâncias superiores foram já avisadas, mas até, aos dias de hoje, apenas os instaladores da zona têm minimizado as interferências diagnosticadas.
Para perceber melhor este fenómeno, o TDT no Alentejo, transcreve um excerto da publicação do boletim informativo da Televés.
“Com o apagão analógico os operadores não perderam tempo e começaram a emitir com a frequência dos 800MHz (ex canal 60). Interferências nos sinais TDT começam a aparecer. Em zonas onde o sinal do LTE/4G é forte e/ou a orientação da antena de UHF fica apontada na mesma direção do emissor LTE é possível que o sinal LTE/4G originem interferências ou mesmo ausência total do sinal de televisão. Isto deve-se ao facto da existência de instalações com sistemas de amplificação de banda larga (470MHz-862MHz) instalados, amplificarem também o LTE (800MHz) e assim elevando-o para níveis muita das vezes superiores ao sinal da TDT. Se o sinal LTE for suficientemente alto podem saturar os sintonizadores.”
 
José Moreira - TDT no Alentejo

1 comentário:

  1. A TDT Portuguesa tem que ser repensada! Os problemas são cada vez mais constantes! è urgente que a ANACOM e o Governo tenham uma palavra a dizer!!!

    ResponderEliminar