Emissor do Mendro - Foto: José Moreira
O Emissor do Mendro, no concelho de Vidigueira, que transmitiu durante dias consecutivos no canal 40 UHF, frequência 626,000Mhz continua desligado por razões desconhecidas.
Conforme o TDT no Alentejo já tinha anunciado, o emissor esteve em testes durante cerca de 15 dias, com interrupções contínuas, mas emitiu cerca de três dias sem interrupções, 24 horas por dia, até que, sem explicações ou razão aparente, foi desligado.
Dada a extrema importância do funcionamento deste emissor em rede MFN e da qualidade de sinal com que o mesmo cobre os distritos de Beja, Évora, parte de Setúbal e Faro, o TDT no Alentejo questionou a PT Comunicações acerca deste assunto, que nos respondeu o seguinte:
"
Obrigado pelo seu contacto.
Para mais informações, estamos sempre disponíveis em tdt.telecom.pt.
TDT - A Televisão Digital para Todos"
Prontamente, o TDT no Alentejo questionou a ANACOM, telefonicamente e posteriormente por escrito com as seguintes questões:
"Conforme conversa telefónica estabelecido convosco, venho por este meio pedir esclarecimentos, na qualidade de detentor do blogue TDT no Alentejo (www.tdtnoalentejo.blogspot.pt
) questionar-vos acerca das emissões do emissor do Mendro, no concelho de Vidigueira, Alentejo.
Há mais de 15 dias que o Centro Emissor do Mendro começou a fazer experiências de emissão do sinal da TDT no canal 40 UHF, frequência 626.000 Mhz. O emissor esteve ligado por alguns periodos de tempo, com interrupções e momentos largos de emissão no ar, particularmente durante o dia.
Nos dias 24, 25 e 26 de Junho do corrente ano, o emissor do Mendro esteve ligado sem quaisquer interrupções durante os dias mencionados, no canal 40 UHF, aquele que está pela ANACOM designado justamente para que este emissor funcione em MFN para os distritos de Beja e Évora, cobrindo ainda algumas partes dos distritos de Setúbal e Faro.
Segundo consegui apurar, as emissões foram recebidas com potência e qualidade de 100% de emissão em Beja, Évora e Grândola, locais de onde nos chegaram relatos de receção do sinal.
Ontem, 26 de Junho ao final do dia, o emissor encontrava-se desligado. Importa realçar que já havia espectadores e instaladores a orientar antenas para o Mendro.
Em conversa tida no local com técnicos da PT há dois dias, foi-nos adiantado que o emissor iria ficar já no ar sem interrupções, faltando apenas efectuar pinturas na estrutura metálica da torre.
Em anexo imagens print screen deste emissor no ar.
Venho por este meio questionar o seguinte:
1 - O emissor do Mendro esteve em testes? Em caso afirmativo, por quanto tempo, desde e até quando?
2 - Por que motivo foi o mesmo desligado?
3 - Quando é que o emissor do Mendro volta a estar ligado sem interrupções?
4 - Qual a potência deste emissor e quais as áreas de cobertura finais a que o mesmo se destina?
5 - Esta frequência, canal 40 UHF é para manter no ar em definitivo?
6 - Os emissores SFN do canal 56 na região de acção do Mendro são para manter ligados?
6 - Também o emissor da Fóia, Monchique, que deverá emitir no canal 43 UHF será alvo em breve do mesmo tipo de acção?
Importa pois esclarecer estas situações para que a população seja devidamente informada e saiba como proceder.
Poderão também consultar o nosso blogue em www.tdtnoalentejo.blogspot.pt
com informações complementares.
Aguardo na melhor expectativas resposta a estas questões pela parte da ANACOM, uma vez que a linha de apoio da TDT não consegue explicar nada sobre esta matéria."
Continuamos a aguardar explicações por parte desta entidade e logo que sejam dadas, as mesmas serão divulgadas.