sexta-feira, 27 de junho de 2014

Emissor do Mendro desligado por razões desconhecidas


Centro Emissor do Mendro: Foto - José Moreira
 

O TDT no Alentejo verificou que a PT Comunicações, entidade responsável pela construção e manutenção da rede TDT em Portugal, desligou nesta quinta-feira, 26 de Junho, o centro emissor do Mendro no concelho de Vidigueira.

Após mais de duas semanas de testes e de três dias de emissão contínua sem interrupções no canal 40 UHF, frequência 626.000 MHz, este emissor está agora desligado. O TDT no Alentejo desconhece as razões que levaram a este desligamento súbito e inesperado.

O facto é que este emissor já estava a ser recebido em condições nos distritos de Beja, Évora e Setúbal, fator importantíssimo para colmatar as falhas de cobertura inadmissíveis do canal 56 UHF a emitir em rede SFN e que se arrastam desde o início das emissões da TDT há mais de dois anos no nosso país.

O que é facto é que com o aumento das temperaturas são de esperar, uma vez mais, falhas graves na receção do sinal no canal 56 em vários pontos do país, em especial no Alentejo e Algarve, zonas gravemente afetadas por problemas de falta de sinal parcial ou total.

O TDT no Alentejo, cumprindo a sua missão de rigor e independência, tudo fará para apurar as causas deste desligamento repentino e também tudo fará para saber quando voltará a estar este emissor no ar.

O Emissor do Mendro é uma necessidade imperativa no seio das emissões da TDT na região sul do país, pois cumpre a missão fulcral de cobrir em excelentes condições os distritos de Beja, Évora, parte de Setúbal  norte da região do Algarve.
Numa região desfavorecida como áreas de interior do Alentejo e Algarve em que a TV é a única companhia de uma camada da população envelhecida, não pode ser admissível de modo algum que o Mendro esteja desligado.

1 comentário:

  1. As razões são sempre as mesmas: agradar aos mandantes. Se calhar ainda não atingiram o número de "MEO's" que tinham previsto pelo que vão esperar as ondas de calor para venderejm mais meia dúzia. Penso que o Alentejo é a única zona que ainda não tem o emissor MFN a funcionar em pleno. As razões para isso são a fraca densidade populacional e a ainda menor quantidade de queixas apresentadas. Enquanto não nos queixarmos o descaramento vai continuar.

    ResponderEliminar