Dois anos após o “apagão” do sinal analógico de televisão, a Televisão Digital Terrestre (TDT) continua a gerar reclamações. A Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor (DECO) já recebeu mais de 9.500 reclamações desde 2012 e prevê um aumento das queixas com a chegada do Verão.
Desde a ocorrencia do switch off analógico que existem zonas do país onde há problemas com o sinal da TDT durante todo o ano, agravado-se o problema em épocas de temperatura mais elevada. A Deco tem recebido múltiplas reclamações, “Desde 2012 já recebemos 9.526 queixas só através do formulário que temos online” diz a instituição. Além de reclamações de consumidores, a Deco tem recebido também reclamações de Câmaras Municipais.
Por sua vez a reguladora do sector, a ANACOM, aponta para uma queda no número de reclamações. De acordo com os últimos dados, no ano passado as queixas diminuíram 82,2%, tendo passado de 8.132 em 2012 para 1.401 em 2013. Fonte oficial da ANACOM garantiu ainda que as queixas estão estáveis, recebendo o regulador entre 100 e 200 por mês.
A Portugal Telecom (PT), empresa responsável pela gestão da plataforma da TDT, explicou que as dificuldades em ver televisão com tempo quente é uma condicionante da própria tecnologia, igual em todos os países, e não da rede em si. “As condições de propagação de sinal não são constantes ao longo do tempo, sendo influenciadas pelas condições atmosféricas/climáticas”.
A DECO tem vindo a alertar para os problemas da TDT desde 2009, antes do apagão analógico. Depois de acumular centenas de queixas, a instituição decidiu em Outubro de 2013 processar a ANACOM, pedindo uma indemnização de 42 milhões de euros pelos danos causados aos consumidores.
Fonte: NovidadesTV.com / SOL
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