quinta-feira, 18 de outubro de 2012

MFN vai chegar ao Alentejo

 Emissor do Mendro (Vidigueira) - Foto: José Moreira

A instabilidade da rede SFN da TDT em Portugal Continental é uma realidade. Os canais 42 (Monte da Virgem), 46 (Lousã) e 49 (Montejunto) em muito vieram contribuir para a melhoria da receção de sinal TDT em muitas localidades. No entanto os problemas persistem em muitas outras localidades devido à interferência do canal 56 entre os vários emissores existentes. Paralelamente a estas anomalias e como prova da capacidade de propagação deste tipo de sinal, são o exemplo de relatos de instaladores que em determinadas ocasiões em que as condições atmosféricas assim o permitiram foi a identificação de sinais TDT de Marrocos presentes no Algarve, o Mux da TDT da Madeira na Figueira da Foz, e sinais da TDT da vizinha Espanha identificados em várias cidades da costa ocidental portuguesa.
Portanto, a variação da propagação ao longo do tempo é um facto e já não existem dúvidas que a implementação de uma rede SFN em territórios da dimensão de Portugal Continental não é viável devido às interferências constantes entre emissores mais distantes. A solução passaria sem dúvida pela criação de uma rede MFN onde poderiam prevalecer sem qualquer problema várias redes SFN, mas com cobertura de território apenas “regional” de forma a estas não serem interferiveis. Como bom exemplo disso são as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, onde estão igualmente implementadas redes SFN, mas de menor dimensão e à qual não existem relatos relativamente a possíveis instabilidades na receção do sinal.

SFN: Single frequency network

MFN: Multi-frequency network

Texto: Informativo Televés. Foto: José Moreira


O TDT no Alentejo, apurou que em princípio o emissor do Mendro vai funcionar em MFN, desconhece-se a futura frequência a ser utilizada, também conseguimos apurar que o número de painéis neste emissor vai ser aumentado. Resta-nos esperar e pedir aos nossos leitores que nos informem sobre eventuais alterações das emissões TDT no Alentejo.


3 comentários:

  1. continua a estupidez tirem formacao e invistam na farramenta pais treceiro mundista

    ResponderEliminar
  2. Alguém sabe algo mais sobre se vão ou não avançar com uma nova frequência para o emissor do Mendro? Nuna mais se ouviu falar em nada!?

    ResponderEliminar