Balsemão anunciou hoje (ontem) que SIC e TVI apresentaram em Abril um modelo de dois canais gratuitos na televisão digital terrestre, em troca da RTP1 ficar sem publicidade.
O presidente do conselho de administração da Impresa disse hoje que a SIC e a TVI apresentaram em Abril ao Governo um modelo de dois canais gratuitos na televisão digital terrestre (TDT), em troca da RTP1 ficar sem publicidade.
Francisco Pinto Balsemão falava durante a conferência “Media do Futuro”, organizada pela SIC Notícias e pelo Expresso, que hoje decorre em Lisboa. Na sua intervenção, Balsemão disse que “a SIC e a TVI apresentaram ao Governo em abril deste ano um modelo que consistia na emissão de um canal SIC2 e de um canal TVI2, sem publicidade durante dois anos, o que aumentaria o número de canais gratuitos disponíveis via TDT”.
Em troca, adiantou, “o Governo, que já na altura havia anunciado fechar a RTP2, manteria a RTP1 sem publicidade”. Balsemão disse que tanto a SIC como a TVI não deram conhecimento desta proposta, mas “curiosamente, meses depois, em princípios de setembro, aparece a notícia na imprensa, com um ‘acrescento’ – que SIC e TVI exigiam receber a contribuição audiovisual, o que é absolutamente falso”.
O líder da Impresa foi perentório: “Assim se destroem, mal intencionadamente, projetos bem intencionados”. Sobre a situação do mercado publicitário, Francisco Pinto Balsemão destacou que desde 26 de outubro do ano passado, a queda do investimento na imprensa recuou 23,9%, o que representa menos de 13,9 milhões de euros.
Na televisão, a queda de investimento publicitário foi de 19,3%, menos 36,4 milhões de euros, e na rádio o recuo foi de 8,5%, menos 2,2 milhões de euros. Na Internet, o investimento publicitário subiu 4,5%, mais 1,1 milhões de euros.
No total, o setor dos media sofreu uma quebra de 18%, menos 67,7 milhões de euros desde outubro do ano passado.
IN. Diário Económico
Sem comentários:
Enviar um comentário