quinta-feira, 26 de junho de 2014

Emissor do MENDRO já emite a TDT em rede MFN - canal 40 UHF

Após alguns dias de realização de sucessivos testes de emissão, o emissor do Mendro, no concelho de Vidigueira, distrito de Beja, já se encontra a funcionar em pleno, conforme a deliberação da Anacom de 16 de maio de 2013.

Como consta no documento, o canal 40 da banda UHF (626.000 Mhz) foi atribuído ao emissor do Mendro, de forma a que a rede de TDT nacional evolua nos termos da
configuração determinada (MFN de SFN’s).

Emissor do Mendro - Painéis radiantes


O TDT do Alentejo sabe que a zona de cobertura prevista pelo Mendro é semelhante à efetuada pelo mesmo emissor quando emitia apenas em sinal analógico, essa zona está sublinhada na deliberação acima mencionada.

A emissão do sinal de digital de televisão, no canal 40, é efetuada em todas as direções geográficas através de painéis radiantes internos colocados no interior do cimo do emissor. O emissor também emite no canal 56, mas, apenas para as zonas de Portel e Moura e com 3 painéis radiantes colocados a meio da torre e com 350 watts e potência apenas, situação que já acontece há mais de um ano.


 

Foi dito em exclusivo ao TDT no Alentejo por elementos técnicos  ligados ao processo que “o sinal emitido no canal 40 é para continuar” afim de colmatar as dificuldades de receção até então sentidas por muitos portugueses. O mesmo emissor, assim que as condições meteorológicas permitirem, “vai sofrer algumas obras de conservação, incluído uma pintura na torre metálica que suporta os painéis radiantes”.

O TDT no Alentejo pede aos leitores que sintonizem o canal 40 UHF e que nos informe até onde está a chegar a respectiva emissão do Mendro.

Emissor do Mendro


No sul do país aguarda-se agora que rumo semelhante tomem os emissores da Fóia, na serra de Monchique e que também cobre parcialmente o Alentejo e que deverá emitir no canal 43 UHF. Também o emissor de São Miguel, em Faro, deverá emitir no canal 47 UHF, o emissor de São Mamede em Portalegre deverá também emitir no canal 47 e o emissor de Palmela no 45.

Texto: José Moreira / Nelson Medeiros
Fotos: José Moreira

TDT no Alentejo

3 comentários:

  1. Emissor São Mamede esteve em Testes ontem dia 07 no canal 47 UHF

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo, vá-nos mantendo informado por favor. Obrigado

    ResponderEliminar
  3. emissor do Mendro a funcionar em pleno e com qualidade a 100% já há mais de um ano,a diferença para o tempo do analógico é não se captar com antenas interiores(moro a 2 km do emissor).quanto ao alcance do mesmo não sei.mas este emissor era o mais potente do pais

    ResponderEliminar