domingo, 19 de outubro de 2014

TDT: Portugueses terão que reorientar novamente as antenas

TDT-PT_2014_OK_logo_destak_300x216
As transmissões da Televisão Digital Terrestre (TDT) vão mudar de frequências. Esta alteração poderá implicar a reorientação das antenas e reprogramação dos receptores (boxes ou televisões) usados para descodificar o sinal dos canais.
Esta mudança só irá ocorrer em território continental, onde estima-se que cerca de 900 mil lares serão abrangidos por esta mudança, que deverá acontecer depois de 2016. Segundo a ANACOM não será necessário a substituição das antenas, mas o regulador avisa que «é provável que as antenas tenham de ser reorientadas». «Contudo tal dependerá de cada situação concreta e do planeamento e da implementação da rede. Nas regiões autónomas tal não será necessário.


Esta alteração de frequências será motivada pelas sucessivas queixas da população em relação à qualidade do sinal TDT em território continental. Para a correcção desse problema a ANACOM e a PT estão a trabalhar na alteração do método de transmissão de sinal.

Actualmente, o sinal da TDT é transmitido através de um único canal (canal 56, que ocupa as frequências dos 750 MHz aos 758 MHz). Este método de transmissão é conhecido por Single Frequency Network (SFN). Para a correcção dos problemas de sinal, o método de transmissão terá que ser alterado para Multiple Frequency Network (MFN). Algumas zonas do país já têm desde 2012 disponível alguns canais de frequência alternativos. (ver mapa que se segue).


A ANACOM deu recentemente a conhecer um novo mapa de cobertura de TDT, que divide o país em 12 regiões, atribuindo a cada uma destas regiões um canal de transmissão específico. Os canais da “nova” rede da TDT têm em comum o facto de usarem frequências “abaixo” da faixa dos 694 MHz aos 790 MHz, frequências que serão usadas futuramente nas redes móveis.

A migração da rede SFN para MFN pressupõe a substituição de emissões que antes eram emitidas no canal 56 por emissões nos canais 33, 34, 40, 42, 43, 45, 46, 47, 48 e 49. Algumas das regiões irão usar o mesmo canal, mas nenhuma dessas regiões são confinantes, evitando assim as interferências registadas na actual configuração da rede TDT (SFN).
 
Fonte: NovidadesTV.com / Exame Informática / ANACOM

Sem comentários:

Enviar um comentário