quinta-feira, 26 de abril de 2012

Portugal despede-se hoje da televisão analógica

Hoje acontece o derradeiro apagão nas emissões analógicas de televisão em Portugal. 55 anos depois do início das emissões regulares, a era da TV no nosso país transforma-se, dando lugar às emissões de TV exclusivamente em modo digital, ou seja à TDT – Televisão Digital Terrestre.
Em Portugal as primeiras emissões digitais tiveram início em Abril de 2009. Progressivamente a PT Comunicações, responsável pela rede TDT, foi colocando em funcionamento diversos emissores no país contando já com uma rede de mais de 200 emissores e retransmissores no continente e ilhas.
Depois dos apagões de 12 de Janeiro e 22 de Março, que deixaram a faixa litoral do continente e as ilhas, respectivamente, sem sinal analógico de TV, chega hoje o derradeiro apagão, que deixará toda a faixa interior do continente sem a tradicional forma de ver televisão. Nos ecrãs surgirá uma mensagem com informações de como fazer a migração para a TDT.
Se recebe televisão a partir do centro emissor do Mendro (na foto) ou de outro retransmissor da região do Baixo Alentejo, e se ainda não se preparou para a TDT, deverá adquirir em qualquer estabelecimento de comércio de produtos electrónicos e electrodomésticos uma caixa descodificadora, a chamada BOX, que deverá ligar ao seu televisor para que não fique sem TV ou então adquirir uma nova TV que já inclua sintonizador digital. Deverá ter em atenção que a TDT portuguesa utiliza a norma Mpeg 4 H.264 e por isso deve adquirir o equipamento correcto. Se não receber o sinal TDT deverá verificar ligar para n.º 800 200 838, linha de apoio que a ANACOM disponibiliza, para verificar se a sua área de residência está coberta via terrestre. Se tal não for o caso deverá adquirir o kit complementar de recepção via satélite. A ANACOM esclarece todas as dúvidas na linha de apoio ou na internet em www.tdt.telecom.pt
Deve ter ainda em atenção a orientação da sua antena, pois na grande maioria dos casos os emissores TDT não estão localizados onde existiam emissores analógicos. Pode ainda ser precisa a compra de uma nova antena de televisão.
Recorde-se que, no Baixo Alentejo existem emissores de TDT em Beja, Serpa, Mértola, Almodôvar, Ourique, Castro Verde, Barrancos, Odemira, Ferreira do Alentejo, Sines, Odemira, Santiago do Cacém, Grândola, Alcácer do Sal e Mendro, este último para cobrir apenas a zona de Portel e Moura. Deverá orientar a sua antena para o emissor mais próximo da sua residência.
Hoje o Baixo Alentejo e o resto do país despedem-se da TV analógica e passam a receber televisão exclusivamente digital.

Sem comentários:

Enviar um comentário