quinta-feira, 22 de março de 2012

Apagão do sinal analógico acontece hoje nos Açores e na Madeira

Ainda tem dúvidas sobre a televisão digital terrestre? 
 
Hoje serão desligados os emissores e retransmissores analógicos dos arquipélagos dos Açores e da Madeira. A última fase do desligamento acontecerá a 26 de Abril, no interior do continente.
 
 
O que é preciso fazer?

Esta mudança tecnológica, para quem só tem os canais gratuitos (RTP1, RTP2, SIC e TVI), obriga a adaptações. Primeiro há que verificar se tem acesso à televisão digital através da rede terrestre ou via satélite. Pode fazê-lo através do número de telefone gratuito 800 200 838. Dependendo do sistema de recepção, a captação também difere, nomeadamente o tipo de antenas e as caixas descodificadoras.

No caso de recepção via terrestre, se tiver um televisor com a norma Mpeg 4 não necessita, à partida, de qualquer outra alteração, a menos que a antena no telhado seja antiga.

No caso de recepção via satélite, precisa de ter uma parabólica e uma caixa descodificadora comprada à PT.


Como tenho sistema Meo, que só vejo num televisor na plenitude, por só ter uma box, gostaria de saber como fazer para ficar a ver o canal do Meo e os quatro canais em TDT nas outras televisões que estão em casa, pois já via em analógico os quatro canais mais o que estivesse a dar no Meo.

Se tem um sistema de televisão por subscrição, os quatro canais são recebidos por essa via. Nos televisores onde não tem acesso aos canais Meo tem de colocar uma caixa descodificadora para a TDT.


Estando numa zona com fraco ou sinal inexistente, tendo eu um satélite com um descodificador livre (virado para um satélite onde apanho canais estrangeiros) vai ser possível ver com o meu satélite os canais abertos portugueses em algum satélite? Ou seja, vai ser aberta a frequência destes canais em algum satélite? Ou terei sempre de pagar?

Para visualizar os canais portugueses tem de comprar uma caixa descodificadora à PT. No entanto, a parabólica serve, caso esteja numa zona de não cobertura via terrestre. Neste caso não tem de pagar a recepção dos canais, apenas a caixa descodificadora.



Vivo nos Açores. A minha mãe vê apenas o canal 1 e o canal regional com uma pequena antena virada a um repetidor situado na ilha. Terá que substituir esta antena por outra que cobrirá os quatro canais generalistas, ficando sem o canal Açores. Terá que pagar alguma taxa mensal?

Não tem de pagar taxa mensal para poder ver os cinco canais (quatro generalistas e a RTP Açores). Mas, dependendo da ilha, terá de comprar um descodificador TDT ou descodificador satélite, neste último caso deve ter de comprar ainda uma parabólica. Mas em todo o caso deve ir ao "site" tdt.telecom.pt (onde diz cobertura) ou ligar para o 800 200 838 para verificar, através da morada, que tipo de cobertura tem. O satélite requer a parabólica. A TDT pode requerer o redireccionamento da antena ou a substituição, embora a Anacom acredite que a maior parte funcione.



Há subsídios para apoiar a compra dos descodificadores? Quem tem direito a essas comparticipações?

Sim. Mas a comparticipação a equipamento TDT destina-se apenas aos seguintes grupos: cidadãos com necessidades especiais com grau de deficiência igual ou superior a 60%; Famílias beneficiárias do rendimento social de inserção (RSI); reformados com rendimento inferior a 500 euros/mês. E o lar em causa não pode ter serviço de televisão paga.

A comparticipação é de 50% do valor do descodificador (e só para o descodificador), até a um máximo de 22 euros. A comparticipação é paga depois da compra do aparelho.


Fonte: Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário