quinta-feira, 24 de maio de 2012

TDT: do Alentejo denunciam "problemas" com receção do sinal Autarcas de concelhos



Emissor TDT do Alto de São Bento - Évora

Autarcas de vários concelhos do Alentejo, como Mourão, Alvito, Marvão ou Viana do Alentejo, denunciaram hoje à Agência Lusa a existência de «problemas» com a recepção do sinal de TDT nesses municípios, sobretudo no período nocturno.
«Temos problemas com a Televisão Digital Terrestre (TDT), sobretudo em Vila Nova de Baronia, em que vários moradores se têm queixado à junta de freguesia», disse hoje o presidente do município de Alvito, João Penetra.
As queixas, frisou, prendem-se com «a perda de sinal da TDT, em especial à noite», e o município exige «a correcção destas situações à Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) ou à Portugal Telecom (PT)».
«As pessoas instalaram o equipamento, muitas até mudaram as antenas, e recebem normalmente a TDT durante o dia, mas à noite o sinal ‘desliga’», relatou.
Na ronda efectuada hoje pela Lusa junto de vários autarcas, foi possível apurar, com a Junta de Freguesia de Vila Nova da Baronia, que os habitantes «ficam sem televisão à noite».
«Por causa disto, decorre um abaixo-assinado de protesto, que já tem 600 assinaturas», revelou a junta de freguesia.
No concelho vizinho, Viana do Alentejo, as queixas são idênticas, frisou o presidente da junta de freguesia, Joaquim Rodolfo Viegas: «As queixas são generalizadas e abrangem quase todo o perímetro da vila».
«De manhã, são os idosos que protestam, porque estão em casa, mas a maioria das queixas são relativas ao período da noite, em que a imagem paralisa ou treme», enumerou.
Segundo o autarca, «a situação não pode continuar» e, «quem tem a responsabilidade, tem de melhorar o serviço».
Também as câmaras municipais de Reguengos de Monsaraz e de Mourão (Évora), assim como a de Marvão (Portalegre), têm críticas quanto ao sinal de TDT nos seus concelhos.
«Na freguesia de S. Marcos do Campo, há queixas de falta de sinal, de forma esporádica e mais durante a madrugada e manhã», disse o presidente do município de Reguengos de Monsaraz, José Calixto.
O vice-presidente da Câmara de Mourão, Manuel Francisco Carrilho, alegou que «o sinal não é constante» no concelho, enquanto, por sua vez, o município de Marvão está a promover um abaixo-assinado, em que lamenta a forma como «a câmara e as populações foram tratadas em todo este processo da TDT».
No passado dia 14, a Anacom alertou para a importância de as pessoas comprarem equipamentos adequados para uma efectiva recepção de TDT, por via terrestre ou satélite, e assegurou que todas as pessoas em Portugal recebem sinal de televisão digital.
Na altura, fonte da Anacom observou à Lusa que a compra dos descodificadores «não é muitas vezes a adequada» para a localidade ou região, sendo importante, previamente, que as pessoas saibam se estão numa zona sombra ou verde (os interessados podem ligar para o número gratuito 800 200 838 ou consultar a página www.tdt.telecom.pt).

Lusa/SOL

5 comentários:

  1. Já estão a desmontar o emissor de TV analógica da TVI - Mendro? É o que parece, até porque para "obras" penso que não teriam necessidade de derrubar toda a vedação...
    Aqui está a imagem.

    http://img35.imageshack.us/img35/1598/img0051shv.jpg

    ResponderEliminar
  2. Desconhecemos essa situação... se conseguir arranjar mais informação, ficamos agradecidos. Já ahora, muito obrigado pela fotografia

    ResponderEliminar
  3. nao se admite o que estao a fazer as pessoas se o sinal da de dia e so a noite e que e apagado e uma manobrra para as pessoas aderirem a meo nao se deixem influenciar gastamos o dinheiro com o descodificador e com a antena alguem tem que intervir senao comem-nos os olhos

    ResponderEliminar
  4. Na cidade de Castelo Branco, Pta do Eng. Frederico Ulrich, Lote 4
    6000-124 Castelo Branco, ainda está acontecer em vários dias, à noite, fica sem sinal.

    ResponderEliminar
  5. Na Mina de São Domingos a 17kms de Mertola é o mesmo filme...a noite fica sem sinal.
    Por isso somos obrigados a ver 41 canais espanhois e 15 de radio sintonizados com uma antena rabo-de-peixe com 10 anos sem qq problema..
    A ladroagem chegou tb à TDT..esta especie de pais está na mão da gatunagem e de incompetentes

    ResponderEliminar