sexta-feira, 15 de junho de 2012

Canal Parlamento disponível em sinal aberto na TDT

Os partidos com assento parlamentar aprovaram esta quinta-feira um projecto de resolução conjunto que altera a lei da televisão e permite que o canal Parlamento (AR TV) passe a ser transmitido em sinal aberto na televisão digital terrestre (TDT).



O projecto de resolução, assinado pelo PSD, PS, CDS-PP, PCP, BE e Verdes, esteve esta quinta-feira em discussão em plenário na Assembleia da República.
Partidos elogiaram o consenso encontrado junto de todas as bancadas para que o canal Parlamento seja emitido de forma gratuita.
"O presente projecto-lei contém uma ligeira alteração à lei anterior", afirmou Nuno Encarnação, deputado social-democrata e presidente do conselho de direcção do canal, que adiantou que esta alteração não irá mudar a forma nem a gestão da AR TV.
A Assembleia da República irá disponibilizar o seu sinal de vídeo para que o canal Parlamento seja transmitido na plataforma TDT.
Na sua intervenção, Nuno Encarnação enalteceu "o entendimento de todos os partidos políticos".
O canal Parlamento "tem dado a conhecer a todos os portugueses o trabalho que todos fazemos. [A transmissão do canal Parlamento em sinal aberto] será, sem dúvida, o veículo de maior visibilidade, quase 10 anos depois" da sua criação.
Inês de Medeiros, do PS, salientou que "o canal Parlamento não é um canal como os outros", mas sim um prestador de serviços.
"A efectivar-se [a sua transmissão na TDT], estamos perante um importante contributo entre os cidadãos e a actividade parlamentar", sublinhou a parlamentar.
Para Hugo Almeida, do CDS-PP, "esta é uma excelente notícia".
Com este projecto de resolução "damos um passo importantíssimo entre os cidadãos e a política", disse, acrescentando que este é um canal "informativo, formativo e convidativo".
Segundo Bruno Dias, do PCP, "esta é uma boa decisão que só peca por ser tardia" e representa "um avanço positivo e um contributo para a cidadania".
Também Catarina Martins, do Bloco de Esquerda (BE), partilhou da posição, ao afirmar que a "decisão é importante".
Já o deputado dos Verdes, José Luís Ferreira, sublinhou "o consenso à volta desta matéria".
Desde o final de Abril que as emissões televisivas em sinal aberto são digitais (TDT).


IN: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário