quinta-feira, 7 de junho de 2012

TDT passa a custar à RTP e SIC 2,9 milhões por ano


Acordo estabelecido com a Portugal Telecom permite uma poupança de 550 mil euros, por ano e por canal das emissoras. TVI negoceia isoladamente.

A RTP e a SIC vão pagar à Portugal Telecom (PT) cerca de 2,95 milhões de euros por ano, pelo sinal da Televisão Digital Terrestre (TDT).
Ao que Diário Económico conseguiu apurar junto de fontes próximas do processo, o custo inicialmente previsto para a transmissão do sinal digital - que substituiu o sinal analógico de forma definitiva, em Portugal, no passado mês de Abril - rondava os 3,5 milhões, mas as duas operadoras de televisão já chegaram a um princípio de acordo que se prevê abaixo do previsto no memorando.
Este valor reflecte uma poupança de 550 mil euros e o acordo está pensado para um período de 15 anos. Apesar de haver já um princípio de entendimento no que diz respeito ao preço, o Diário Económico sabe que algumas cláusulas ainda estão por justar.
A TVI ficou de fora das conversações porque o contrato que liga a PTàestação privada é diferente do das restantes operadoras porque, aquando do lançamento do concurso público da TDT, em 2008, a Media Capital alienou à PTa sua rede de distribuição de sinais televisivos, a RETI, o que permitiu à empresa de telecomunicações concorrer - e vencer - a licença.

IN: Diário Económico

Sem comentários:

Enviar um comentário