No final de Março, quando metade do país já estava a receber em exclusivo o sinal de televisão digital terrestre, o número de subscrições de TV paga ultrapassava os três milhões, o que representa uma subida de 3,2 por cento em três meses.
De acordo com dados da Anacom - Autoridade Nacional de Comunicações, no final do primeiro trimestre deste ano o número total de assinantes do serviço de televisão por subscrição atingiu os 3,073 milhões, o que representava um acréscimo de 96 mil clientes (3,2 por cento) em relação ao final de Dezembro do ano passado. Um número que se encaixa nos limites máximos da previsão da Anacom.
Do total dos mais de três milhões de assinantes de televisão paga, a plataforma de cabo ainda é a preferida. O serviço de TV por cabo representa 48% dos assinantes (1,48 milhões de clientes), o satélite é a opção de 22,9% (704 mil), a televisão através de IP (internet) chega aos 19,1% (587 mil), e a quota de fibra óptica é de 10% (307 mil). A fibra óptica foi, aliás, a opção que mais cresceu no último trimestre: dos 96 mil novos clientes, 45,6% subscreveram o serviço de fibra óptica.
A larga maioria dos clientes de televisão paga subscreve este serviço integrado num pacote, que reúne ofertas como o telefone fixo e internet de banda larga fixa.
Em relação às quotas de mercado dos diversos operadores, de acordo com a Anacom o grupo ZON/TV Cabo é o líder, com 52,6% dos clientes, seguido pela PT Comunicações, que detém a marca meo, com uma quota de 36,1%, e pela Cabovisão com 8,4%.
O processo de transição do sinal analógico de televisão para o sinal digital ajudou a aumentar o número de subscritores de TV paga, sobretudo devido a um aguerrido processo de publicidade e venda desses serviços por parte das empresas operadoras. O impacto total só será percebido quando forem divulgados os números do mercado referentes mês de Abril, já que o apagão do sinal analógico ocorreu a 26 de Abril na faixa interior do país.
IN: Público
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