segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Quatro emissores vão manter-se ligados na primeira fase do processo da TDT

Porque também servem região interior

Quatro emissores vão manter-se ligados na primeira fase do processo da TDT

Quatro dos actuais emissores de sinal de televisão vão manter-se em funcionamento durante a primeira fase de desligamento do sinal analógico e sua substituição pelo digital, que decorre a partir de 12 de Janeiro na faixa litoral.

 Emissor da Fóia - Monchique

 

De acordo com o plano de 'switch-off' (desligamento) das emissões televisivas em sinal analógico para o digital feito pelo regulador Anacom, no âmbito da introdução da Televisão Digital Terrestre (TDT), a primeira fase arranca na próxima semana, com os emissores e retransmissores que asseguram a cobertura da faixa litoral de Portugal continental a serem desligados.

No entanto, "há questões técnicas que obrigam a manter na faixa litoral quatro emissores", como são o caso de Monte da Virgem, Montejunto, Marão e Lousã, o que já estava identificado e previsto no plano de 'switch-off', diz Eduardo Cardadeiro, administrador da Anacom - Autoridade Nacional das Comunicações.

"São emissores que estão a fornecer o sinal a retransmissores que estão na zona do interior e, por essa razão, não podem ser desligados nesta fase", adiantou, apesar de estes estarem na faixa litoral. Embora estes emissores continuem a fornecer sinal, "todas as famílias que residem na faixa litoral vão ter de estar preparadas" para a introdução da TDT, uma vez que "correm o risco de deixarem de ter televisão".

No entanto, aqueles que tiverem as antenas direcionadas para os emissores que não forem desligados vão continuar a ter televisão analógica por mais algum tempo, até 26 de Abril, que é quando se dá o 'apagão' definitivo do sinal analógico.

Eduardo Cardadeiro, administrador com o pelouro da TDT, conta que o regulador está a monitorizar diariamente e ao detalhe o processo de desligamento, uma vez que há "um conjunto de considerações que tem de ser tido em conta", nomeadamente a parte técnica. Cardadeiro chama ainda a atenção de que a área de influência de um emissor "não se confina às limitações dos concelhos", ou seja, às limitações administrativas do território. Por isso, no limite, é difícil dizer que todos moradores de um determinado concelho vão deixar de ter televisão num determinado dia e a determinada hora.

"Mesmo nas zonas do litoral pode haver pessoas que tenham televisão analógica e outras que não", diz o administrador, sublinhando que a fronteira é definida "com o maior rigor técnico possível".

O plano de 'switch-off' arranca no próximo dia 12 e será faseado. A 22 de Março mudam os emissores e retransmissores das regiões autónomas dos Açores e da Madeira. E a 26 de Abril será o apagão das restantes transmissões analógicas do território continental.

IN: Público
 


Sem comentários:

Enviar um comentário