terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dois milhões de pessoas abrangidas pelo apagão analógico desta quarta-feira

Na quarta-feira, às 11 horas, vão ser desligados o emissor analógico de televisão de Monsanto e os retransmissores do Areeiro, Barcarena, Caparica, Carvalhal, Cheleiros, Estoril, Graça, Montemor-o-Novo, Odivelas, Sintra, Malveira, Sobral de Monte Agraço, Coruche e Cabeção.
Este desligamento abrange dois milhões de pessoas dos distritos de Évora, Lisboa, Setubal, Santarém e Setúbal e é o maior apagão previsto para a primeira fase da migração para a TDT que abrange toda a faixa litoral de Portugal continental.
A ANACOM aconselha, mais uma vez, todos os telespetadores que ainda não tomaram medidas para proceder à migração que verifiquem previamente se estão numa zona de cobertura terrestre ou numa zona de cobertura digital. Esta verificação pode ser feita através da linha gratuita 800 200 838 ou do site www.tdt.telecom.pt.
As informações recolhidas junto da população, no início do mês, mostravam que cerca de 70% dos telespetadores já tinham feito a migração, e cerca de 20% contava fazê-lo a tempo do desligamento. As vendas de descodificadores e aparelhos de televisão compatíveis com a Norma MPEG 4 aumentou substancialmente no final do ano passado. No total foram vendidos mais de 800 mil televisores adaptados para a TDT e mais de 420 mil descodificadores. Dos televisores vendidos, metade terão sido comprados por pessoas que precisavam de migrar para a TDT.
Ainda assim e pelo universo de pessoas abrangidas pelo desligamento de quarta-feira, cerca de dois milhões, a ANACOM alerta para a necessidade de as pessoas se preparem atempadamente para a TDT, reduzindo assim os riscos de ficarem temporariamente sem televisão. Nalguns casos poderá ser necessário reorientar as antenas, e algumas pessoas poderão necessitar de recorrer a serviços técnicos para o fazer, pelo que se deixarem para o último momento poderão ficar sem ver televisão.
O desligamento do emissor analógico de Monsanto é o terceiro da primeira fase do switch-off analógico, depois de Palmela e da Fóia (Monchique). No total, estes três desligamentos abrangem perto de 3 milhões de pessoas.

IN: ANACOM

Sem comentários:

Enviar um comentário