sábado, 28 de janeiro de 2012

Próximo ‘apagão’ afecta 400 mil

O próximo ‘apagão’ do sinal analógico, marcado para 1 de Fevereiro, vai desligar o emissor de Monsanto e atingir 40 concelhos nos distritos de Évora, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal.

Centro emissor de Monsanto

De acordo com fonte da ANACOM, a área conta com mais de dois milhões de habitantes, mas cerca de 80% destes são clientes de TV paga. Assim, são 400 mil as pessoas que têm de migrar para a Televisão Digital Terrestre (TDT). A mesma fonte diz que, no início de Janeiro, 70% das pessoas na região litoral já tinham feito a migração e que 20% tinham intenção de o fazer. Ou seja , sobram 40 mil pessoas que correm o risco de ficar sem emissão dos quatro canais.
Ontem, a ANACOM informou ainda que cerca de 50% da população do Interior do País, que vai sofrer o ‘apagão’ analógico apenas a 26 de Abril, já fez a migração para o digital.
Questionado sobre a cobertura da Televisão Digital, Eduardo Cardadeiro, administrador da ANACOM, que esteve ontem em Beja reunido com autarcas da região, afirmou que com a TDT "não há situações de sinal fraco ou sem qualidade". Fonte do regulador, em declarações à Lusa, revelou ainda que só a Portugal Telecom pode colocar retransmissores de TDT em zonas de sombra e é ilegal se alguém o fizer sem autorização.
De recordar que em Orbacém, Caminha, a Junta gastou cerca de sete mil euros na instalação de um retransmissor. Já em Paredes de Coura e Monção, as respectivas câmaras estão a estudar essa hipótese. 

IN: Correio da Manhã

1 comentário:

  1. essa antena que se vê mesmo ao lado da estrada e de quê???


    já agora esse emissor de Monsanto não é o que envia para o pais inteiro????

    ResponderEliminar